Mapeamento sobre Orientação e Mobilidade em periódicos nacionais na área de Educação Especial

  • Regina Kátia Cerqueira Ribeiro Instituto Benjamin Constant (IBC) https://orcid.org/0000-0003-4250-9174
  • Thiago Parreira Sardenberg Soares Instituto Benjamin Constant (IBC) https://orcid.org/0000-0003-4341-4177
  • Vanessa Rocha Zardini Nakajima Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Lisânia Cardoso Tederixe Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Adávia Fernanda Corrêa Dias da Silva Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Fernanda Codeço Ferreira Monteiro Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar um mapeamento sobre a produção relacionada à Orientação e Mobilidade (OM), em periódicos nacionais específicos da área de Educação Especial, classificados pelo Qualis CAPES como A1 a B4, no período de 2006 a 2020. Os descritores utilizados nas buscas foram: Orientação e Mobilidade, locomoção de deficientes visuais, cão-guia e bengala longa, que deveriam estar contemplados no título, no resumo e/ou nas palavras-chave. Os cinco periódicos selecionados para a análise tinham publicado nesse período 1695 artigos, somente 15 possuíam um dos descritores estipulados e desses, cinco foram descartados, pois não contemplavam os critérios de inclusão desta pesquisa. Os resultados evidenciaram um número bastante reduzido de artigos sobre essa temática e todos com foco na OM no contexto escolar, uma concentração de pesquisas na região sudeste e quatro lacunas na área: (I) a formação do profissional de OM; (II) a OM para pessoas com surdocegueira; (III) a OM no contexto da reabilitação e (IV) apenas um artigo contemplou a OM para pessoas com deficiência múltipla.

Biografía del autor/a

Regina Kátia Cerqueira Ribeiro, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestre em Saúde Materno Infantil pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Thiago Parreira Sardenberg Soares, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Vanessa Rocha Zardini Nakajima, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Veiga de Almeida (UVA).

Lisânia Cardoso Tederixe, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Adávia Fernanda Corrêa Dias da Silva, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestra em Ciências da Educação pela Universidad Americana del Paraguay.

Fernanda Codeço Ferreira Monteiro, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

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Publicado
2022-01-10