Estratégias de sucesso para a inclusão escolar de alunos com deficiência visual em aulas de Educação Física
Resumo
Objetivou-se identificar e descrever as estratégias bem-sucedidas de um professor de Educação Física para a
inclusão escolar de alunos com deficiência visual. A pesquisa teve fundamentação qualitativa-descritiva. Um
professor de Educação Física e duas alunas com deficiência visual – matriculadas em turmas regulares do 1º ao 5º ano –, participaram da pesquisa. Quatro aulas de cada turma foram registradas por meio de filmagem. Os filmes foram analisados a partir da Análise Microgenética. Ao todo foram identificadas 22 estratégias advindas de cinco tipos: 1) Estratégias Prévias; 2) Estratégias para o Ensino da Atividade; 3) Estratégias para Orientação e Mobilidade; 4) Estratégias que Decorrem da Ação do Aluno; e 5) Estratégias para a Segurança. Três estratégias foram usuais aos alunos com e sem deficiência, e 19 foram específicas às alunas com deficiência visual. Conclui-se que as estratégias obtiveram sucesso, pois criaram condições favoráveis à participação de alunos com e sem deficiência na mesma atividade. As estratégias apresentaram duas características: 1) não houve uma linearidade quanto aos tipos, com exceção das Estratégias Prévias, que sempre antecederam as Estratégias para o Ensino da Atividade; e 2) não foram excludentes ou únicas, pelo contrário, várias delas foram combinadas e complementadas.