Análise das condições de acessibilidade em atividades experimentais para estudantes com deficiência visual presentes em livros didáticos de Química

Palavras-chave: Livro Didático, Atividades Experimentais, Deficiência Visual

Resumo

Reconhecidas como importante recurso didático no processo de ensino e aprendizagem, as atividades experimentais podem ser um instrumento eficaz para contextualizar as aulas de Química por meio do uso de temas relacionados ao cotidiano, possibilitandopapel ativo aos estudantes. Entretanto, essas atividades são comumente planejadas considerando sua aplicação para alunos videntes etorna-se um obstáculo para alunos cegos e com baixa visão. Para investigarmos isso, neste trabalho, realizamos uma análise das condições de acessibilidade presentes em atividades experimentais propostas em seis livros de Química referentes ao PNLD de 2018. Tomamos como base um guia construído pelos próprios autores/pesquisadores a partir do que a literatura descreve como barreira à construção do conhecimento para estudantes com deficiência visual em atividades experimentais. A pesquisa possui caráter bibliográfico, qualitativo e faz uso de uma análise documental. Os resultados da análise apontam a necessidade de que os livros didáticos apresentem orientações para os professores sobre como trabalhar com esses alunos, além de proporem atividades experimentais acessíveis.

Biografias dos Autores

Lucas Maia Dantas, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) – Pelotas, RS, Brasil

Mestre em Educação em Ciências pela Universidade do Rio Grande (FURG)

Amélia Rota Borges de Bastos, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Bagé, RS, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Márcia Von Frühauf Firme, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) – Bagé, RS, Brasil

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

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Publicado
2023-01-26