Formação de professores de Educação Física para o ensino de estudantes com deficiência visual: percepções e experiências no contexto escolar inclusivo
Resumo
A Educação Física tem sido questionada sobre ser efetivamente inclusiva, e a formação, inicial e continuada, é uma das barreiras que tem sido apontada pela literatura em estudos realizados com professores e professoras de Educação Física. As inseguranças relatadas por estes docentes influenciam as percepções da competência e da qualidade da experiência e estão relacionadas tanto à falta de contato com pessoas com deficiência visual durante o processo formativo e o acompanhamento pedagógico em contexto de estágio supervisionado quanto às precárias condições de acessibilidade e adaptação de espaços e materiais nas aulas de Educação Física. Neste contexto, o objetivo deste estudo é comparar as percepções da competência e da qualidade da experiência de professores de Educação Física para o ensino de estudantes com deficiência visual. Foram participantes 105 professores de Educação Física que atuam nas escolas públicas em Portugal e 72 Professores Mestrandos. Esta é uma pesquisa exploratória, e a coleta de informações foi realizada com a aplicação do questionário de Autoeficácia para a Educação Física Inclusiva, versão portuguesa do Self-Efficacy Scale for Physical Education Teacher Education Majors towards Children with Disabilities. A análise das informações ocorreu com o software para análises estatísticas “Statistical Package for the Social Sciences” (SPSS 30.0). Os resultados demonstraram que tanto os professores de Educação Física quanto os Professores- -Estagiários apresentam autoeficácia positiva para o ensino de estudantes com deficiência visual, havendo diferenças significativas na percepção da qualidade da experiência. Conclui-se que a experiência docente vivenciada no contexto escolar pode ser influenciada por questões estruturais, como a acessibilidade aos espaços de aulas e materiais, mas sobretudo pelo processo de reflexão contínua sobre a prática de ensino e aprendizagem. Assim, as percepções de competência e de qualidade da experiência são positivas tanto para os Professores de Educação Física quanto para os Professores Mestrandos, notando-se diferenças significativas, quando comparadas à percepção da qualidade da experiência dos professores de Educação Física.
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