Cultura Visual e os sentidos do Patrimônio

proposta pedagógica de material didático inclusivo

  • Luciana Bernardinello Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Camila Santana Mascarenhas Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Eliana Paula Calegari Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Glauce Mara Gabry de Freitas Arder Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Helton Messini da Costa Universidade Federal Fluminense (UFF)
Palavras-chave: Cultura visual, Educação patrimonial, Material didático, Acessibilidade

Resumo

Este artigo apresenta o relato sobre o desenvolvimento de material didático inclusivo, concebido em parceria com o projeto de extensão do Grupo de Educação Patrimonial/ Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA – UFRJ) e com os educandos do Instituto Benjamin Constant (IBC) dos Cursos Técnicos em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Integrado ao Ensino Médio. O recorte apresentado refere-se à possibilidade de práticas pedagógicas alinhadas com a acessibilidade em articulação com os estudos da Cultura Visual, dos significados e sentidos do patrimônio e das atividades pedagógicas em Artes Visuais e Design. Desse modo, intencionamos apontar a relevância do desenvolvimento dos protótipos dos materiais didáticos para reflexão crítico-sensível sobre os usos nas práticas de Arquitetura, Urbanismo e do patrimônio edificado. Além disso, dissertaremos sobre os sentidos de patrimônio em perspectiva dialógica com os aspectos culturais, a partir do estudo bibliográfico e de apreciação háptica no trabalho educativo para a formação e apropriação de conceitos como: a composição arquitetônica das fachadas de edifícios, com suas respectivas formas geométricas e dimensionalidades a partir da escala humana, pertencimento e memória. Nesse sentido, afirmamos que a educação patrimonial perpassa a aprendizagem escolar, inclusive no entendimento da escola como um lugar de memória – onde acontece uma parte considerável de nossas vidas, a partir de vivências de múltiplas experiências individuais e coletivas, permeadas por afetos positivos ou não, cujas lembranças compõem nossas personalidades.

Biografias dos Autores

Luciana Bernardinello, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Camila Santana Mascarenhas, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Especialista em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Visual pela Faculdade de Educação São Luís.

Eliana Paula Calegari, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Design pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Glauce Mara Gabry de Freitas Arder, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Helton Messini da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado
2021-10-15