Cultura Visual e os sentidos do Patrimônio
proposta pedagógica de material didático inclusivo
Resumo
Este artigo apresenta o relato sobre o desenvolvimento de material didático inclusivo, concebido em parceria com o projeto de extensão do Grupo de Educação Patrimonial/ Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA – UFRJ) e com os educandos do Instituto Benjamin Constant (IBC) dos Cursos Técnicos em Artesanato Integrado à Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Integrado ao Ensino Médio. O recorte apresentado refere-se à possibilidade de práticas pedagógicas alinhadas com a acessibilidade em articulação com os estudos da Cultura Visual, dos significados e sentidos do patrimônio e das atividades pedagógicas em Artes Visuais e Design. Desse modo, intencionamos apontar a relevância do desenvolvimento dos protótipos dos materiais didáticos para reflexão crítico-sensível sobre os usos nas práticas de Arquitetura, Urbanismo e do patrimônio edificado. Além disso, dissertaremos sobre os sentidos de patrimônio em perspectiva dialógica com os aspectos culturais, a partir do estudo bibliográfico e de apreciação háptica no trabalho educativo para a formação e apropriação de conceitos como: a composição arquitetônica das fachadas de edifícios, com suas respectivas formas geométricas e dimensionalidades a partir da escala humana, pertencimento e memória. Nesse sentido, afirmamos que a educação patrimonial perpassa a aprendizagem escolar, inclusive no entendimento da escola como um lugar de memória – onde acontece uma parte considerável de nossas vidas, a partir de vivências de múltiplas experiências individuais e coletivas, permeadas por afetos positivos ou não, cujas lembranças compõem nossas personalidades.
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