Possibilidades do KitFis como recurso para promover o ensino de Física para estudantes cegos

  • Josiane Pereira Torres
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Ensino de Física, Cegueira, Kit didático

Resumo

Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um kit didático que se propõe a tornar acessíveis
aos estudantes cegos as ilustrações de Física. O kit reproduz, de forma tátil, ilustrações bidimensionais de
fenômenos e situações físicas similares àquelas encontradas nos livros didáticos de Física ou construídas na
lousa pelo professor. Neste artigo, descrevem-se a problemática que deu origem à ideia de desenvolver o kit
e o respectivo processo de desenvolvimento. Apresentamos ainda algumas das possibilidades de representação das ilustrações no kit, bem como algumas ilustrações contidas nos livros didáticos de Física e as possibilidades correspondentes de reprodução tátil. Entende-se que, dessa forma, o KitFis pode contribuir para o processo de inclusão escolar de estudantes cegos no ensino regular, por promover acesso ao currículo de Física do ensino médio.

Biografia do Autor

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado (1995)
em Psicologia pela USP, pós-doutorado na Université Paris V – Sorbonne na França (2007-2008). Atualmente
é professora titular da UFSCar, docente do Departamento de Psicologia e do PPGEEs. Coordena a rede do
Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e o Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos
Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP).

Publicado
2020-03-31
Seção
Artigos Livres