Possibilidades do KitFis como recurso para promover o ensino de Física para estudantes cegos

  • Josiane Pereira Torres
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

Resumen

Este trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de um kit didático que se propõe a tornar acessíveis
aos estudantes cegos as ilustrações de Física. O kit reproduz, de forma tátil, ilustrações bidimensionais de
fenômenos e situações físicas similares àquelas encontradas nos livros didáticos de Física ou construídas na
lousa pelo professor. Neste artigo, descrevem-se a problemática que deu origem à ideia de desenvolver o kit
e o respectivo processo de desenvolvimento. Apresentamos ainda algumas das possibilidades de representação das ilustrações no kit, bem como algumas ilustrações contidas nos livros didáticos de Física e as possibilidades correspondentes de reprodução tátil. Entende-se que, dessa forma, o KitFis pode contribuir para o processo de inclusão escolar de estudantes cegos no ensino regular, por promover acesso ao currículo de Física do ensino médio.

Biografía del autor/a

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado (1995)
em Psicologia pela USP, pós-doutorado na Université Paris V – Sorbonne na França (2007-2008). Atualmente
é professora titular da UFSCar, docente do Departamento de Psicologia e do PPGEEs. Coordena a rede do
Observatório Nacional de Educação Especial (ONEESP) e o Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos
Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP).

Publicado
2020-03-31