A inclusão de um aluno cego nas aulas de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental, no município de Nova Iguaçu

  • João Vitor Pereira da Silva
  • Rodrigo Batista Lobato
Palavras-chave: Deficiência visual, Educação Especial, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de inclusão escolar de um aluno cego nos anos finais do Ensino Fundamental, sobretudo nas aulas de Geografia, na Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti, localizada no município de Nova Iguaçu. A análise baseou-se nas entrevistas com o aluno e professores que o atenderam, bem como em observações na sala de aula regular e sala de recursos, nas atividades de estágio obrigatório realizadas nos anos de 2016 e 2017. A metodologia utilizada na pesquisa baseou-se no estudo de caso e no levantamento bibliográfico sobre Educação Inclusiva e autores que abordam, em seus estudos, o ensino de Geografia para alunos deficientes visuais. Os resultados obtidos revelaram que a escola oferece alguns recursos importantes para o atendimento educacional do discente, mas problemas relacionados à formação inicial e continuada dos professores que o atendem, a pouca interação com os colegas de classe, assim como problemas na infraestrutura física do prédio escolar são fatores que se apresentam como entraves no processo de inclusão do aluno cego.

Publicado
2020-02-21
Seção
Relatos de Experiência Livres