Artefatos tátil-visuais e procedimentos metodológicos de ensino de física para alunos com e sem deficiência visual: abordando os fenômenos presentes na fibra óptica e em espelhos esfériocs
Resumo
Neste artigo, abordamos materiais e método para o ensino de óptica para alunos com deficiência visual. Para tanto, apresentamos dois artefatos tátil-visuais: (1) artefato que representa a formação de imagem em espelhos esféricos e (2) artefato que representa a trajetória da luz no interior de uma fibra óptica. Os artefatos são táteis e visuais por dois motivos: (a) facilitar a comunicação entre o professor, os alunos videntes e os com deficiência visual e (b) o professor pode utilizar os artefatos para o ensino dos alunos videntes. É importante lembrar que, com a educação inclusiva, a sala de aula deve organizar-se para atender às necessidades educacionais de todos os alunos. Esperamos, com este artigo, contribuir para que esse objetivo seja atingido
Referências
CAMARGO, E. P. Ensino de óptica para alunos cegos: possibilidades. Curitiba: CRV, 2011. 227 p.
______. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2005.
GARDNER, J. A. Tactile graphics: an overview and resource guide. Information Technology and Disabilities E-Journal, Science Access Project, Department of Physics, Oregon State University, v. 3, n. 4, 1996.
GIL-PÉREZ, D. G.; ALÍS, J. C.; DUMAS-CARRÉ, A.; MAS, C. F.; GALLEGO, R.; DUCH, A. G.; GONZÁLEZ, E.; GUISASOLA, J.;
MARTÍNEZ-TORREGROSSA, J.; CARVALHO, A. M. P.; SALINAS, J.; TRICÁRICO, H. V. Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de la Ciencia, v. 18, n. 1, p. 503-512, 1999.
WHEATLEY, G. H. Construtivist perspectives on science and mathematics learning. Science Education, v. 75, n. 1, p. 9-21, 1991.