Artefatos tátil-visuais e procedimentos metodológicos de ensino de física para alunos com e sem deficiência visual: abordando os fenômenos presentes na fibra óptica e em espelhos esfériocs

  • Eder Pires de Camargo Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Melina Machado Agostini Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Rogério Perego e Silva Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Diego de Alcântara Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Gabriel Fernando Soares Santos Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
  • Edval Rodrigues de Viveiros Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Abstract

  Neste artigo, abordamos materiais e método para o ensino de óptica para alunos com deficiência visual. Para tanto, apresentamos dois artefatos tátil-visuais: (1) artefato que representa a formação de imagem em espelhos esféricos e (2) artefato que representa a trajetória da luz no interior de uma fibra óptica. Os artefatos são táteis e visuais por dois motivos: (a) facilitar a comunicação entre o professor, os alunos videntes e os com deficiência visual e (b) o professor pode utilizar os artefatos para o ensino dos alunos videntes. É importante lembrar que, com a educação inclusiva, a sala de aula deve organizar-se para atender às necessidades educacionais de todos os alunos. Esperamos, com este artigo, contribuir para que esse objetivo seja atingido

Author Biographies

Eder Pires de Camargo, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

É professor do Departamento de Física e Química da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Ilha Solteira, e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Unesp, Campus de Bauru. 

Melina Machado Agostini, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

É aluna do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Ilha Solteira.

Rogério Perego e Silva, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

É aluno do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Ilha Solteira. 

Diego de Alcântara, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho
É aluno do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Ilha Solteira.
Gabriel Fernando Soares Santos, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

É  aluno do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Ilha Solteira. 

Edval Rodrigues de Viveiros, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Área de Concentração: Ensino de Ciências) da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Bauru.

References

CAMARGO, E. P. Ensino de óptica para alunos cegos: possibilidades. Curitiba: CRV, 2011. 227 p.

______. O ensino de Física no contexto da deficiência visual: elaboração e condução de atividades de ensino de Física para alunos cegos e com baixa visão. 2005. 272 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2005.

GARDNER, J. A. Tactile graphics: an overview and resource guide. Information Technology and Disabilities E-Journal, Science Access Project, Department of Physics, Oregon State University, v. 3, n. 4, 1996.

GIL-PÉREZ, D. G.; ALÍS, J. C.; DUMAS-CARRÉ, A.; MAS, C. F.; GALLEGO, R.; DUCH, A. G.; GONZÁLEZ, E.; GUISASOLA, J.;

MARTÍNEZ-TORREGROSSA, J.; CARVALHO, A. M. P.; SALINAS, J.; TRICÁRICO, H. V. Puede hablarse de consenso constructivista en la educación científica? Enseñanza de la Ciencia, v. 18, n. 1, p. 503-512, 1999.

WHEATLEY, G. H. Construtivist perspectives on science and mathematics learning. Science Education, v. 75, n. 1, p. 9-21, 1991.

Published
2017-03-13
Section
Articles