Programa de formação de inseminadores artificiais em bovinos: inclusão laboral de pessoas com deficiência visual
Resumo
Pesquisa sobre inclusão laboral de pessoas com deficiência, com o objetivo de avaliar a eficácia de um curso de inseminação artificial em bovinos, de 36 horas consecutivas, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ministrado para um grupo de oito alunos, sendo três deles com deficiência visual. Trata-se de pesquisa exploratória, apoiada por convênio Embrapa/Uerj. A metodologia de pesquisa foi alicerçada na análise ergonômica do trabalho (AET), compreendendo: mapeamento de competências, nas demandas de adaptações físicas do posto de trabalho de inseminador, considerando-se as necessidades desses alunos. O delineamento de pesquisa foi do tipo pré-teste/treinamento/pós-teste, centrado na aquisição de competências técnicas. Preliminarmente, foi conduzido um estudo-piloto – na modalidade simulação – com a participação de um voluntário com deficiência visual. Os resultados desse estudo-piloto orientaram o rearranjo do posto de trabalho, alvo da presente pesquisa. Os participantes foram submetidos a uma avaliação final de desempenho, incluindo-se testes escritos, orais e práticos; competências em leitura, compreensão e conhecimento técnico; habilidades de comunicação e de execução de tarefas específicas. Aqueles com deficiência visual obtiveram aproveitamento satisfatório, e todos foram certificados e qualificados, podendo participar de concursos para essa profissão. A dimensão social e a relevância da presente pesquisa permitem orientar ações de políticas públicas direcionadas para a empregabilidade e a permanência de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Deficiência visual. Inclusão laboral. Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Inseminação artificial.
Referências
BAHIA, Melissa S. Responsabilidade social e diversidade nas organizações: contratando pessoas com deficiência. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
BATISTA, C. A. M. Inclusão: construção na diversidade. Belo Horizonte: Armazém de Ideias, 2004.
BRASIL. Decreto no 1.744, de 8 de novembro de 1995, revogado pelo Decreto no 6.214, de 26 de setembro de 2007, que regulamenta o benefício da prestação continuada devido à pessoa portadora de deficiência e ao idoso de que trata a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, e dá outras providências.
______. Decreto no 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de novembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios específicos para a promoção de acessibilidade.
______. Lei no 7.853. Brasília: Empresa Nacional, 1989.
______. Lei no 8.213, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 1991.
______. Lei no 8.899, de 29 de junho de 1994, regulamentada pelo Decreto no 3.691, de 19 de dezembro de 2000, que dispõe sobre o transporte de pessoas portadoras de deficiência no sistema de transporte coletivo interestadual.
BRITE, R. Análise das concepções de gestores sobre deficiência em pessoas que ocupam postos de trabalho em uma rede de supermercados. 2009. 203 f.
Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
______; NUNES SOBRINHO, F. P.; SOUZA, D. C. T. Concepções de gestores sobre pessoas com deficiência: trabalhadores de uma rede de supermercados. In: Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação especial inclusiva. Araraquara: Junqueira e Marin Editores, 2010. v. 1, p. 443-453.
CARDOSO, M. C. de F. Adaptando o conteúdo utilizando grandes áreas curriculares. Brasília: Corde, 1997.
CARUSO, Andrea. Reverberações da Lei no 8.213/1991 à luz das concepções de deficiência: estudo de caso sobre o programa de sensibilização gerencial em uma organização privada de ensino profissionalizante. 2012. 260 f. Tese (Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana) – Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
CARVALHO-FREITAS, M. N. A inserção de pessoas com deficiência em empresas brasileiras: um estudo sobre as relações entre concepções de deficiência, condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho. Tese (Doutorado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
______; MARQUES, A. L. Trabalho e pessoas com deficiência: pesquisas, práticas e instrumentos de diagnóstico. Curitiba: Juruá, 2008.
______; TETTE, R. P. G. Pressões no trabalho e receptividade de pessoas com deficiência. PSICO, Porto Alegre: PUC-RS, v. 43, n. 4, p. 442-451, out./dez. 2012.
GOYOS, C.; ARAÚJO, E. Inclusão social: formação do deficiente mental para o trabalho. São Carlos: Rima, 2006.
KELLY, L. H. F.; KELLY, L. T. S.; NEVES, W. B. Inserção de portadores de necessidades especiais numa indústria automobilística. Pós-graduação: Cadernos UniFOA, edição especial, ago. 2009.
NABAIS, M. L. M. A pessoa com deficiência: trabalho e responsabilidade social das empresas. Benjamin Constant, Rio de Janeiro: IBC/MEC, n. 47.
______ et al. Estudo profissiográfico: o encaminhamento do deficiente visual ao mercado do trabalho. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro: IBC/MEC, n. 4, 1996.
NUNES, L. R.; NUNES SOBRINHO, F. P. Acessibilidade. In: Educação especial: diálogo e pluralidade. 1. ed. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 269-280.
PINHEIRO, P. S.; GUIMARÃES S. P. Direitos humanos no século XXI. Brasília: Irpi/Senado Federal [Parte I e II], 1998.
SANTOS, N. dos; FIALHO, F. A. P. Manual de análise ergonômica do trabalho. 2. ed. Curitiba: Genesis, 1997. 316 p.
SOUZA, D. C. T. de; NUNES SOBRINHO, F. P. As contribuições da ergonomia para o processo de contratação de pessoas com deficiência em empresas privadas. In: XVI CONGRESSO BRASILEIRO DE ERGONOMIA; III CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE ERGONOMIA DA ULAERGO; IX FÓRUM DE CERTIFICAÇÃO DO ERGONOMISTA BRASILEIRO; IV ABERGO JOVEM; IV CONGRESSO BRASILEIRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM ERGONOMIA. Anais... Rio de Janeiro: Abergo, 2010. CD-ROM.
TANAKA, E. D. O.; MANZINI, E. J. O que os empregadores pensam sobre o trabalho da pessoa com deficiência?. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 11, n. 2, p. 273-294, 2005.
VIEIRA. C. S. Alunos cegos egressos do Instituto Benjamin Constant (IBC) no período de 1985 a 1990 e sua inserção comunitária. Tese (Doutorado) – Fiocruz, Rio de Janeiro, 2006