Programa de formação de inseminadores artificiais em bovinos: inclusão laboral de pessoas com deficiência visual

  • Carmelino Souza Vieira Instituto Benjamin Constant
  • Francisco de Paula Nunes Sobrinho Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumen

 

 Pesquisa sobre inclusão laboral de pessoas com deficiência, com o objetivo de avaliar a eficácia de um curso de inseminação artificial em bovinos, de 36 horas consecutivas, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ministrado para um grupo de oito alunos, sendo três deles com deficiência visual. Trata-se de pesquisa exploratória, apoiada por convênio Embrapa/Uerj. A metodologia de pesquisa foi alicerçada na análise ergonômica do trabalho (AET), compreendendo: mapeamento de competências, nas demandas de adaptações físicas do posto de trabalho de inseminador, considerando-se as necessidades desses alunos. O delineamento de pesquisa foi do tipo pré-teste/treinamento/pós-teste, centrado na aquisição de competências técnicas. Preliminarmente, foi conduzido um estudo-piloto – na modalidade simulação – com a participação de um voluntário com deficiência visual. Os resultados desse estudo-piloto orientaram o rearranjo do posto de trabalho, alvo da presente pesquisa. Os participantes foram submetidos a uma avaliação final de desempenho, incluindo-se testes escritos, orais e práticos; competências em leitura, compreensão e conhecimento técnico; habilidades de comunicação e de execução de tarefas específicas. Aqueles com deficiência visual obtiveram aproveitamento satisfatório, e todos foram certificados e qualificados, podendo participar de concursos para essa profissão. A dimensão social e a relevância da presente pesquisa permitem orientar ações de políticas públicas direcionadas para a empregabilidade e a permanência de pessoas com deficiência visual no mercado de trabalho.

Palavras-chave: Deficiência visual. Inclusão laboral. Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Inseminação artificial.

Biografía del autor/a

Carmelino Souza Vieira, Instituto Benjamin Constant

Servidor inativo do Instituto Benjamin Constant (IBC) e seu ex-diretor-geral no período de 19.12.1994 a 8.1.2003. É pedagogo, professor de

Educação Física e advogado. Mestre em Educação Especial, doutor em Ciências da Saúde e ph.D. em Políticas Públicas e Formação Humana (estágio de ph.D. realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Uerj).

Francisco de Paula Nunes Sobrinho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Uerj e orientador da pesquisa

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Publicado
2017-03-09
Sección
Artículos