Uma análise dos recursos didáticos táteis adaptados ao ensino de ciências a alunos com deficiência visual inseridos no ensino fundamental

  • Taiana Aparecida Ribeiro Nepomuceno Universidade Cândido Mendes
  • Leiza Daniele Zander Faculdade Assis Gurgacz
Palavras-chave: Disponibilidade, Recurso didático, Processo inclusivo

Resumo

A inclusão de pessoas com deficiência visual em salas de aulas regulares representa um conjunto de desafios
no processo de ensino e aprendizagem não apenas para os educandos que apresentam esse tipo de
deficiência, mas também para os professores, que devem estar capacitados à efetiva satisfação desse
trabalho inclusivo. A partir dessas inquietações, surgiu a necessidade de se traçar um panorama geral sobre
a aceitação dos recursos didáticos táteis adaptados a alunos com deficiência visual, para o ensino de Ciências
e disciplinas afins, como Física e Química, que estão presentes no currículo de Ciências nessa fase escolar.
Do mesmo modo, este trabalho também investigou para quais subáreas os recursos foram adaptados,
buscando entender como a produção acadêmica brasileira está distribuída ao longo do tempo. Assim,
foram consultadas quatro bases de dados: a base de dados do Instituto Benjamin Constant, a base de
dados do sítio de buscas Google Acadêmico, o banco de teses da Capes e a Scientific Electronic Library
Online (SciELO). Procedendo-se a essa análise, foi possível constatar a importância dos recursos didáticos
no processo de inclusão escolar, veficando-se que os recursos adaptados ao ensino de Ciências no ensino
fundamental foram motivadores e facilitaram o processo de ensino e aprendizagem tanto para alunos com
deficiência visual quanto para aqueles com visão normal.

Biografias dos Autores

Taiana Aparecida Ribeiro Nepomuceno, Universidade Cândido Mendes
Aluna do curso de pós-graduação em Educação Especial e Educação do Campo
Leiza Daniele Zander, Faculdade Assis Gurgacz
Graduada em Ciências Biológicas e especialista em Docência do Ensino Superior e Microbiologia Ambiental, Alimentar e Humana. Professora da Faculdade Assis Gurgacz
Publicado
2017-02-22
Seção
Artigos Livres