Uma análise dos recursos didáticos táteis adaptados ao ensino de ciências a alunos com deficiência visual inseridos no ensino fundamental
Resumen
A inclusão de pessoas com deficiência visual em salas de aulas regulares representa um conjunto de desafios
no processo de ensino e aprendizagem não apenas para os educandos que apresentam esse tipo de
deficiência, mas também para os professores, que devem estar capacitados à efetiva satisfação desse
trabalho inclusivo. A partir dessas inquietações, surgiu a necessidade de se traçar um panorama geral sobre
a aceitação dos recursos didáticos táteis adaptados a alunos com deficiência visual, para o ensino de Ciências
e disciplinas afins, como Física e Química, que estão presentes no currículo de Ciências nessa fase escolar.
Do mesmo modo, este trabalho também investigou para quais subáreas os recursos foram adaptados,
buscando entender como a produção acadêmica brasileira está distribuída ao longo do tempo. Assim,
foram consultadas quatro bases de dados: a base de dados do Instituto Benjamin Constant, a base de
dados do sítio de buscas Google Acadêmico, o banco de teses da Capes e a Scientific Electronic Library
Online (SciELO). Procedendo-se a essa análise, foi possível constatar a importância dos recursos didáticos
no processo de inclusão escolar, veficando-se que os recursos adaptados ao ensino de Ciências no ensino
fundamental foram motivadores e facilitaram o processo de ensino e aprendizagem tanto para alunos com
deficiência visual quanto para aqueles com visão normal.