Olhares de licenciandos em Matemática após uma experiência com uma estudante cega de pedagogia e materiais didáticos para a inclusão
Resumen
O presente estudo tem como objetivo apresentar as percepções dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Acre a respeito das vivências com materiais didáticos e com uma aluna cega de Pedagogia em aulas de duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa apresenta caminhos trilhados pela estudante cega, desde a sua integração na Educação Básica até a sua chegada ao Ensino Superior, principalmente com suas vivências com o uso de materiais didáticos adaptados para o ensino de Matemática. Discutimos com base na literatura pertinente sobre a temática de Materiais Didáticos para o Ensino de Estudantes Cegos e também apresentamos a construção de um material didático tátil para trabalhar os conceitos de classificação, ordenação, padrões e regularidades, antecessor e sucessor, inclusão numérica e o uso do sorobã para representação numérica e ensino de operações de adição e multiplicação. Tais materiais proporcionaram uma vivência com licenciandos matriculados no 6º e 8º períodos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre. A pesquisa possui caráter qualitativo, foi realizada com base em uma análise documental e os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas pelos licenciandos, no âmbito de duas disciplinas do Curso. Como resultado, a pesquisa evidencia caminhos possíveis para uma Educação Matemática Inclusiva. No entanto, conforme relatos dos licenciandos, as vivências em sua formação com situações inclusivas ainda precisam ser mais discutidas na Licenciatura em Matemática, principalmente em vivências com o público da Educação Especial, para que, de fato, possamos fortalecer uma formação de professores na perspectiva inclusiva de estudantes com deficiência visual nas escolas.
Citas
ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. O método nas Ciências Sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. p. 107-188.
BANDEIRA, Salete Maria Chalub. Olhar sem os olhos: cognição e aprendizagem em contextos de inclusão – estratégias e percalços na formação inicial de docentes de matemática. 2015. 489 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Soroban: manual de técnicas operatórias para pessoas com deficiência visual. Brasília: SEESP, 2012.
BRASIL. Presidência da República. Decreto no 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei n° 7.853, de 24 de outubro de 1989, que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 137, n. 243, p. 66-71, 21 dez. 1999.
BRASIL. Presidência da República. Decreto no 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 148, n. 221-A, p. 5-6, 18 nov. 2011.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria Geral. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei no 14.126, de 22 de março de 2021. Classifica a visão monocular como deficiência sensorial, do tipo visual. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 161, n. 55, p. 3, 23 mar. 2021.
CERQUEIRA, Jonir Bechara; FERREIRA, Elise de Melo Borba. Recursos Didáticos na Educação Especial. Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 15, abr. 2000.
DOTTA, Carla Luz Salaibb; GARCIA, Elisete Enir Bernardi. Cartas Pedagógicas: uma inspiração freireana. Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 30, n. 1, p. 69-84, jan./abr. 2022.
EDITORA DO BRASIL (org.). Coleção Brincando com os números: Ensino Fundamental: anos iniciais. 5. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2020. Disponível em: https://www.editoradobrasil.net.br/brincando-com-numeros/. Acesso em: 3 out. 2022.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1993.
FERRONATO, Rubens. A construção de instrumento de inclusão no ensino de matemática. 2002. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GRANDO, Regina Célia. Recursos didáticos na educação matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 393-416, out. 2015.
LORENZATO, Sergio. Educação infantil e percepção matemática. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
LORENZATO, Sergio. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sergio (org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores).
LOURENÇO, Érika. Conceitos e práticas para refletir sobre a educação inclusiva. Belo Horizonte: Autêntica; Ouro Preto: UFOP, 2010.
MASINI, Elcie F. Salzano. (org). A pessoa com deficiência visual: um livro para educadores. 1. ed. São Paulo: Vetor, 2007.
NUNES, Ingrath Narrayany da Costa. Jogo didático de calorimetria com audiodescrição e braile para inclusão. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática – MPECIM) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco, 2020.
PASSOS, Carmen Lúcia Brancaglion. Materiais Manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. São Paulo: Autores Associados, 2009. (Coleção Formação de Professores).
REILY, Lucia. Escola inclusiva: linguagem e mediação. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. (Série Educação Especial).
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myriam Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado em Deficiência Visual. Brasília: SEESP: SEED: MEC, 2007.
SÁ-SILVA, Jackson Ronie; ALMEIDA, Cristóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista brasileira de História & Ciências Sociais, [Rio Grande, RS], v. 1, n. 1, p. 1-15, jan./jun. 2009.