Modelagem analógica para o ensino de estequiometria química a estudantes com deficiência visual

o recurso didático do sanduíche estequiométrico

  • Alexandre da Silva Ferry Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Núbia Silva Schmidt Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Luciana Paula de Assis Secretaria de Educação de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG, Brasil

Resumen

Este trabalho tem por objetivo, por meio da elaboração de um recurso didático inclusivo fundamentado em modelagem analógica, promover estratégias de acessibilidade pedagógica a estudantes com deficiência visual no ensino de estequiometria química. Além de desafiador e complexo para a aprendizagem, esse é um dos tópicos de conteúdo da Química que mais envolve o emprego de analogias. Metodologicamente, elaboramos um modelo didático físico, manipulável, com relevo e texturas, fundamentado em uma analogia que compara uma situação hipotética de montagem de sanduíches envolvendo quantidades específicas de ingredientes às relações estequiométricas entre a quantidade de produtos formados a partir de reagentes em excesso e de um reagente limitante. Essa analogia foi analisada à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural, e o modelo analógico, apresentado a um professor cego de Química em uma entrevista semiestruturada. O estudo revelou que o modelo analógico proposto é estruturalmente consistente, possui o devido foco sobre as relações estequiométricas pretendidas, é sistemático, envolve correspondência de alta similaridade semântica e é pragmaticamente adequado para o ensino de estequiometria, além de apresentar alto potencial para a mediação didática envolvendo estudantes com deficiência visual.

Biografía del autor/a

Alexandre da Silva Ferry, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Núbia Silva Schmidt, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Luciana Paula de Assis, Secretaria de Educação de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

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Publicado
2023-01-26