A inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Profissional
Resumen
O presente artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no período de março de 2020 a dezembro de 2021 pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Santa Catarina. O trabalho buscou identificar os procedimentos didáticos e instrucionais empregados em cursos de educação profissional do Instituto Federal de Santa Catarina, com o intuito de propor um guia destinado aos professores e às equipes de apoio pedagógico do IFSC, com orientações quanto aos procedimentos que favoreçam a inclusão no ensino de pessoas com deficiência visual. A partir de uma revisão de documentos que estabelecem as normativas e diretrizes para educação inclusiva e da análise dos recursos utilizados para o ensino e a aprendizagem das pessoas com deficiência visual, buscou-se compreender o processo histórico da inclusão das pessoas com deficiência visual e a inserção desses alunos nos cursos de formação profissional do IFSC. A pesquisa obteve a participação de 16 professores, 5 alunos com deficiência visual e 5 gestores. Empregou-se a análise de conteúdo como sugere Bardin (1977). Os resultados desta análise revelaram que o IFSC oferece condições para a inclusão dos alunos com deficiência visual, porém é necessário articular melhor suas ações principalmente nas atribuições dos gestores e na formação e comunicação entre os docentes. Os documentos analisados, Plano de permanência e êxito dos alunos do IFSC, Censo Escolar, indicam a necessidade de oferta de recursos adaptados, uso que o relato de alguns docentes, alunos e gestores não confirmou. Estes relatos também indicam a inadequação da infraestrutura, bem como a incompatibilidade no número de alunos e docentes para atender a demanda.
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