A inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Profissional

  • Denise Aparecida Vechani Godoy Secretaria Municipal de Educação de Itajaí
  • Ana Paula Silva Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Olivier Allain Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Resumen

O presente artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no período de março de 2020 a dezembro de 2021 pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Santa Catarina. O trabalho buscou identificar os procedimentos didáticos e instrucionais empregados em cursos de educação profissional do Instituto Federal de Santa Catarina, com o intuito de propor um guia destinado aos professores e às equipes de apoio pedagógico do IFSC, com orientações quanto aos procedimentos que favoreçam a inclusão no ensino de pessoas com deficiência visual. A partir de uma revisão de documentos que estabelecem as normativas e diretrizes para educação inclusiva e da análise dos recursos utilizados para o ensino e a aprendizagem das pessoas com deficiência visual, buscou-se compreender o processo histórico da inclusão das pessoas com deficiência visual e a inserção desses alunos nos cursos de formação profissional do IFSC. A pesquisa obteve a participação de 16 professores, 5 alunos com deficiência visual e 5 gestores. Empregou-se a análise de conteúdo como sugere Bardin (1977). Os resultados desta análise revelaram que o IFSC oferece condições para a inclusão dos alunos com deficiência visual, porém é necessário articular melhor suas ações principalmente nas atribuições dos gestores e na formação e comunicação entre os docentes. Os documentos analisados, Plano de permanência e êxito dos alunos do IFSC, Censo Escolar, indicam a necessidade de oferta de recursos adaptados, uso que o relato de alguns docentes, alunos e gestores não confirmou. Estes relatos também indicam a inadequação da infraestrutura, bem como a incompatibilidade no número de alunos e docentes para atender a demanda.

Biografía del autor/a

Denise Aparecida Vechani Godoy, Secretaria Municipal de Educação de Itajaí

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Ana Paula Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Olivier Allain, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Citas

AGUIAR, João Serapião de; DUARTE, Édison. Educação Inclusiva: um estudo na área da educação física. Revista Brasileira de Educação Especial. v.11, n.2, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/rL3CHBMyYt5zQmjftwLswtx/?lang=pt. Acessado em: 07/08/2006.

BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. 2013.

BRASIL. Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

BRASIL, Senado Federal, Subscretaria de Informações, Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, Institui a Política Nacional do Livro. Brasilia-DF, 30 out. 2003. Disponivel em: http://www.planalto.gov.br/CCI-VIL/leis/2003/L10.753.htm. Acesso em: 24 jul.2021

BRASIL. Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Câmara dos Deputados. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2000/lei-10098-19-dezembro-2000-377651-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso: 03/08/2021.

BRASIL. Decreto-Lei n° 13.146, de 06 de julho de 2015. Instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 jul. 2015.

BRASIL. Lei Darçy Ribeiro, Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

CAMARGO, E. P. de. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência e Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132017000100001. Acesso em: 22 nov. 2021

CARVALHO, Rosita Edler. A escola inclusiva como a que remove barreiras para a aprendizagem e para a participação de todos. In: GOMES, Márcio. (Org). Contribuindo as trilhas para inclusão. 2. ed. Petrópolis. Vozes. 2012. p. 36- 50.

DINIZ, Debora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense 2007.

FERREIRA, Mariane et al. Introdução e condução dos métodos mistos de pesquisa em educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 23, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/59905. Acesso em: 13 jul. 2022.

GONZALES, José Antonio Torres. A educação e diversidade: Base didática e organizativa. Porto Alegre. Artimed. 2002.

GRUBER, Crislaine; ALLAIN, Olivier; WOLLINGER, Paulo. (org.) Didática profissional: princípios e referências para a educação profissional. Florianópolis: Publicações do IFSC, 2019.

LIMA Priscila Augusta. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: AVERCAMP, 2002.

LIRA, Miriam Cristina Frey de; SCHLINDWEIN, Luciane Maria. A pessoa cega e a inclusão: um olhar a partir da psicologia histórico-cultural. Cadernos Cedes, v. 28, n. 75, p. 171-190, 2008.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar. O Que é? Por quê? Como fazer?. São Paulo: Moderna, 2003.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997.

MARTINS, Lúcia Araújo Ramos. A visão de licenciados sobre a formação inicial com vistas a atuação com a diversidade dos alunos. In: CAIADO, Kátia Regina Moreno; JESUS, Denise Meyrelles de; BAPTISTA, Claudio Roberto (Orgs). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre. Mediação/CDV/FACITEC.2011.

MIRANDA, Arlete Aparecida Bertoldo. Educação Especial no Brasil: desenvolvimento histórico. Cadernos de História da Educação, n. 7, 2009.

REGANHAN, Walquíria Gonçalves; MANZINI, Eduardo José. Percepções de professores do ensino regular sobre recursos e estratégias para o ensino de alunos com deficiências. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 22, n. 34, p. 127-128, maio/ago. 2009.

RODRIGUES, David (org.). Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006, p. 299-318.

RODRIGUES, Lucicleide Araújo; DIAS, Kétsia Ferreira Viana Bezerra; SANTOS, Ana Paula Marinho dos. Acessibilidade: Uma Análise Realizada a partir da estrutura do prédio da CIAC-UEPB. In: Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 4., 2017, João Pessoa. Anais [...] Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/35707, acesso em: 8 de setembro de 2022.

ROSE, David H.; MEYER, Anne. Teaching every student in the digital age: Universal design for learning. Alexandria: ASCD, 2002.

VIEIRA PINTO, Álvaro. O conceito de tecnologia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005, v. 2, p. 794.

Publicado
2022-09-29