O impacto da pandemia do COVID-19 no cotidiano de pessoas com deficiência visual

Resumen

O surto do COVID-19, declarado como pandemia no início do ano de 2020 pela Organização Mundial da Saúde, trouxe mudanças significativas na rotina diária de todas as pessoas, que foram obrigadas a adotarem medidas de higienização e cumprirem o distanciamento social, como formas de evitar o contágio pelo vírus, bem como tentativas de contenção da disseminação. Diante deste contexto, surge a questão de quais impactos essas medidas podem ter causado no cotidiano das pessoas com deficiência visual (DV). Sendo assim, este estudo teve o objetivo de investigar o impacto causado pela pandemia no cotidiano de pessoas com DV, especialmente na educação e saúde, pela busca de artigos nos principais periódicos internacionais da área. Foram realizadas buscas por artigos no Portal de Periódicos da Capes e em periódicos especializados em DV. No total, quatro artigos atenderam aos critérios de inclusão e um relatório de pesquisa. Os resultados demonstraram que a implementação das medidas de isolamento social afetou a saúde mental das pessoas com DV, gerando sentimentos de incerteza, solidão, preocupações relacionadas à saúde, estresse relacionado à segurança no trabalho e discriminação. Com relação a educação, foram encontradas dificuldades como a falta de acessibilidade no uso de equipamentos tecnológicos, problemas de adaptação e insegurança à nova rotina do ensino remoto. Além disso, o período de isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19 afetou de maneira similar todas as regiões investigadas nas pesquisas analisadas neste estudo. Para futuras investigações, se faz necessário a realização de trabalhos similares no Brasil, que olhem para os impactos do isolamento social da pandemia, tanto em adultos quanto em crianças com DV.

Biografía del autor/a

Ailton Barcelos da Costa, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação Especial pela UFSCar.

Alessandra Daniele Messali Picharillo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Educação Especial pela UFSCar.

Nassim Chamel Elias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação Especial pela UFSCar.

Citas

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Publicado
2022-01-10