A educação de pessoas com deficiência visual em tempos de Covid-19

  • Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior Instituto Benjamin Constant (IBC)
  • Raffaela de Menezes Lupetina Instituto Benjamin Constant (IBC)
Palavras-chave: Deficiência Visual, Pandemia, Covid-19

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a educação dos estudantes com deficiência visual em tempos de pandemia de Covid-19. Na primeira parte do texto, realizamos uma breve contextualização da situação vivenciada no ano de 2020. Abordamos os reflexos da pandemia no Brasil, especificamente no estado do Rio de Janeiro, e as especificidades da educação a distância dentro desse cenário de isolamento. Apresentamos as características da educação e da aprendizagem dos estudantes com deficiência visual, além dos desafios enfrentados por eles nesse contexto. Em um terceiro momento, traçamos três possíveis realidades educacionais em função da pandemia de Covid-19 e apresentamos alguns apontamentos sobre o retorno das atividades escolares, como a construção de protocolos escolares. Destacamos que esse período de isolamento e educação a distância acentuou os processos de exclusão e falta de acessibilidade para os estudantes com deficiência visual.

Biografias dos Autores

Arlindo Fernando Paiva de Carvalho Junior, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Raffaela de Menezes Lupetina, Instituto Benjamin Constant (IBC)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

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Publicado
2021-04-30
Como Citar
CARVALHO JUNIOR, A. F. P. DE; LUPETINA, R. DE M. A educação de pessoas com deficiência visual em tempos de Covid-19. Benjamin Constant, v. 27, n. 62, p. 1-15 e276201, 30 abr. 2021.
Seção
Ensaios e Revisões de Literatura