La educación de las personas con discapacidad visual en tiempos de Covid-19
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo reflexionar sobre la educación de los estudiantes con discapacidad visual en tiempos de pandemia Covid-19. En la primera parte del texto, realizamos una breve contextualización de la situación vivida en 2020. Abordamos los reflejos de la pandemia en Brasil, específicamente en el estado de Río de Janeiro, y las especificidades de la educación a distancia dentro de este escenario de aislamiento. Presentamos las características de la educación y el aprendizaje de los estudiantes con discapacidad visual, además de los desafíos a los que se enfrentan en este contexto. En un tercer momento, trazamos tres posibles realidades educativas debido a la pandemia Covid-19 y presentamos algunas notas sobre el regreso de las actividades escolares, como la construcción de protocolos escolares. Destacamos que este periodo de aislamiento y educación a distancia ha acentuado los procesos de exclusión y falta de accesibilidad para los estudiantes con discapacidad visual.
Citas
BERGAMIN, B. P. et al. Tecnologia assistiva e o enfrentamento à Covid-19: Orientações de higienização de dispositivos para pessoas com deficiência. Vitória: UFES, 2020. Disponível em: http://biblioteca.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2020/06/TecnologiaAssistivaCovid19.pdf. Acesso em 19 mar. 2021.
BERTONI, E. O impacto da campanha ‘Brasil não pode parar’ de Bolsonaro. Nexo Jornal Eletrônico, [s.l.], 27 mar. 2020. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/03/27/O-impacto-da-campanha-%E2%80%98Brasil-n%C3%A3o-pode-parar%E2%80%99-deBolsonaro. Acesso em: 4 jun. 2020.
BUTLER, J. El capitalismo tiene sus limites. In: Sopa de Wuhan: pensamiento contemporaneo en tiempos de pandemias. ASPO, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de atenção especializada à saúde. Protocolo de manejo clínico da Covid-19 na atenção especializada. Brasília, 2020a.
BRASIL. Diário Oficial da União. Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020. Altera a Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, para dispor sobre parâmetros adicionais de caracterização da situação de vulnerabilidade social para fins de elegibilidade ao benefício de prestação continuada (BPC), e estabelece medidas excepcionais de proteção social a serem adotadas durante o período de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (Covid-19) responsável pelo surto de 2019, a que se refere a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020b.
BRASIL. Diário Oficial do Distrito Federal. Ano XLIX Edição Extra Nº 42-B, 30 de março de 2020. Seção III. Secretaria Extraordinária da Pessoa com Deficiência. Nota Informativa de cuidados com relação ao Coronavírus (Covid-19) para pessoas com deficiência, pessoas com doenças raras, cuidadores e familiares. Brasília, 2020c. Disponível em: https://www.dodf.df.gov.br. Acesso em: 19 mai. 2020.
CAMARGO, S. Médicos criam vagas para definir vagas na UTI durante pandemia. Nexo Jornal Eletrônico, [s.l.], 5 mai. 2020. Disponível em: https://noticias.r7.com/saude/medicos-criamregras-para-definir-vaga-na-uti-durante-pandemia-05052020. Acesso em: 15 jun. 2020.
CARVALHO JUNIOR, A. F. P. de. Educação a distância: uma análise dos modelos de ensino. Revista EAD em Foco, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 46-54, 2013.
DELLA LÍBERA, B.; SILVA, V. F. da. Tecnologias digitais da informação e comunicação na educação de pessoas com deficiência visual. In: CARVALHO JUNIOR, A. F. P. de; DELLA LÍBERA, B.; GOMES, M. de O. Para além do olhar: políticas e práticas na educação de pessoas com deficiência visual. Curitiba: Appris, 2019. p. 133-152.
LEMOS, C. E. C; ASSIS, G. C. de. A pandemia da Covid-19, a exposição das desigualdades e o discurso da necropolítica neoliberal. Revista Ensaios de Geografia, Niterói, v. 5, n. 9, p. 34-39, 2020.
LIMA, E. C.; NASSIF, M. M. M.; FELIPPE, M. C. G. C. Convivendo com a baixa visão: da criança à pessoa idosa. Braille? O que é isso? São Paulo: Fundação Dorina Nowill para Cegos, 2008.
LUPETINA, R. M.; OLEGARIO, M. O. A criança cega e o uso do soroban: uma experiência de ensino colaborativo. IF-SOPHIA, v. 2, p. 75-88, 2016.
LUPETINA, R. de M. A existência da dislexia em braille: ações psicopedagógicas para auxiliar a criança cega disléxica. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Psicopedagogia). AVM Faculdade Integrada em parceria com a Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, 2017.
MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder soberania estado de exceção política da morte. Temáticas. Artes e Ensaios, n. 32, dez. 2016.
REVISTA NACIONAL DE REABILITAÇÃO. Reação: inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, familiares e profissionais do setor. Pessoas com deficiência visual precisam de orientação específica contra Covid-19. 2020. Disponível em: https:// revistareacao.com.br/pessoas-com-deficiencia-visual-precisam-de-orientacao-especificapara-se-prevenir-contra-covid-19/. Acesso em: 19 mai. 2020.
RIBEIRO, A. C. R. de C.; MARQUES, M. C. da C.; MOTA, A. A gripe espanhola pela lente da história local: arquivos, memórias e mitos de origem em Botucatu, SP, Brasil, 1918. Revista Interfaces, Botucatu, v. 24, p. 1-16, 2020.
RIO DE JANEIRO (Cidade). Decreto nº 46.970, de 13 de março de 2020. Dispõe sobre medidas temporárias de prevenção ao contágio e de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID-19), do regime de trabalho de servidor público e contratado, e dá outras providências. Estado do Rio de Janeiro, 2020a.
RIO DE JANEIRO (Cidade). Decreto nº 46.980, de 19 de março de 2020. Atualiza as medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID – 19) em decorrência da situação de emergência em saúde, e dá outras providências. Estado do Rio de Janeiro, 2020b.
RIO DE JANEIRO (Cidade). Decreto nº 47.006, de 27 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas de enfrentamento da propagação decorrente do novo coronavírus (COVID – 19) em decorrência da situação de emergência em saúde, e dá outras providências. Estado do Rio de Janeiro, 2020c.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020.
WERNECK, G. L.; CARVALHO, M. S. A pandemia de COVID-19 no Brasil: crônica de uma crise sanitária anunciada. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 5, p. 1-4, 2020.