Comunicación alternativa táctil para niños con múltiples discapacidades sensoriales
Resumen
Este trabalho refere-se a um estudo de cunho bibliográfico, cuja opção metodológica é a pesquisa exploratória. Tem por objetivo ap resentar orientações e formas alternativas de ensino baseadas em estratégias q ue favoreçam a comunicação de educandos com deficiência múltipla sensorial, notadamente aqueles com deficiência visual associada a outros comprometimentos, a partir do uso da comunicação alternativa e ampliada com símbolos táteis, para responder ao seguinte questionamento: a comunicação alternativa com símbolos táteis pode favorecer a comunicação desses educandos? Quando uma pessoa não consegue compreender o que os outros falam, nem se faz entender, deixa de ser incluída nas diversas situações sociais. Assim, concluiu-se que convém elaborar estratégias, adaptar recursos da comunicação alternativa e transformá-los em recursos de comunicação alternativa com símbolos táteis, para favorecer a linguagem e a autonomia desses alunos. E que a comunicação alternativa com símbolos táteis mostra-se eficaz para favorecer a comunicação de quem não se comunica de modo funcional.