Aprender hidrocarburos a través del juego de senderos en braille
Resumen
0 objetivo deste trabalho é promover uma opção de estudo diferenciada ao aluno cego/vidente, através do
jogo de trilha em Braille, abordando o ensino de hidrocarbonetos em Química Orgânica como método
multidisciplinar e facilitador do processo de ensino e aprendizagem. A delimitação do estudo na Escola
Estadual Professora Rivanda Nazaré da Silva Guimarães, localizada na Avenida Francisco Alves Correa, n° 2166, Novo Horizonte, Macapá-AP, se deu pela matrícula do aluno cego e por indicação do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual -CAP/DV. A atividade foi executada com o aluno cego conhecedor da modalidade escrita do Sistema Braille e alunos videntes, todos do 3o ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com faixa etária de idade entre 27 e 32 anos, todos com o conhecimento prévio da disciplina Química. Dessa forma, foram adotados os procedimentos de pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, questionário semiestruturado e entrevistas, partindo para a montagem do jogo e posterior inserção do mesmoem sala, o qual foi trabalhado mediante a avaliação por meio de q uestionários antes e depois do jogo, evidenciando a comprovação positiva do trabalho através da análise comparativa de respostas