Mapas táteis padronizados e acessíveis na web

  • Ruth Emilia Nogueira Universidade Federal de Sana Catarina

Resumen

Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos ao serem utilizados para ampliar a capacidade intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão, ou como facilitadores para a orientação/mobilidade em edifícios públicos de grande circulação, como terminais rodoviários, metroviários, aeroviários e também em centros urbanos. Por causa de sua importância como meio de informação espacial, é essencial que esses mapas sejam acessíveis aos deficientes visuais e que transmitam informações que possam ser lidas por eles. Nesse artigo são feitas algumas considerações sobre a produção de mapas táteis, incluindo sua produção no Brasil, mais especificamente no Laboratório de Cartografia Tátil[1] e Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina. São mostrados alguns resultados da padronização desses mapas disponibilizados na Web, decorrentes de um projeto de pesquisa[2] e extensão desenvolvido nesse laboratório.

 

 

Biografía del autor/a

Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Sana Catarina

Ruth Emilia Nogueira é engenheira cartógrafa, mestre em Geografia e doutora em Ciências Florestais. Professora do Curso de Geografia e das Pós-Graduações em Geografia e Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrando as disciplinas de Cartografia, Cartografia Escolar, Representação de Dados Espaciais e Análise de Imagens e Tecnologias para o Mapeamento. Coordena, na UFSC, os Laboratórios de Cartografia e de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). É vice-presidente da Comissão de Cartografia Escolar da Sociedade Brasileira de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

Citas

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Publicado
2017-03-16
Sección
Artículos