Mapas táteis padronizados e acessíveis na web

  • Ruth Emilia Nogueira Universidade Federal de Sana Catarina

Abstract

Os mapas e gráficos táteis tanto podem funcionar como recursos educativos ao serem utilizados para ampliar a capacidade intelectual de pessoas cegas ou com baixa visão, ou como facilitadores para a orientação/mobilidade em edifícios públicos de grande circulação, como terminais rodoviários, metroviários, aeroviários e também em centros urbanos. Por causa de sua importância como meio de informação espacial, é essencial que esses mapas sejam acessíveis aos deficientes visuais e que transmitam informações que possam ser lidas por eles. Nesse artigo são feitas algumas considerações sobre a produção de mapas táteis, incluindo sua produção no Brasil, mais especificamente no Laboratório de Cartografia Tátil[1] e Escolar da Universidade Federal de Santa Catarina. São mostrados alguns resultados da padronização desses mapas disponibilizados na Web, decorrentes de um projeto de pesquisa[2] e extensão desenvolvido nesse laboratório.

 

 

Author Biography

Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Sana Catarina

Ruth Emilia Nogueira é engenheira cartógrafa, mestre em Geografia e doutora em Ciências Florestais. Professora do Curso de Geografia e das Pós-Graduações em Geografia e Engenharia Civil na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ministrando as disciplinas de Cartografia, Cartografia Escolar, Representação de Dados Espaciais e Análise de Imagens e Tecnologias para o Mapeamento. Coordena, na UFSC, os Laboratórios de Cartografia e de Cartografia Tátil e Escolar (LabTATE). É vice-presidente da Comissão de Cartografia Escolar da Sociedade Brasileira de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento.

References

DUARTE, M. L. B. Imagens mentais e esquemas gráficos: ensinando desenho a uma criança cega. In: MEDEIROS, M. B. (Org.). Arte em pesquisa: especificidades – ensino e aprendizagem da arte e linguagens visuais. Brasília: UNB, 2004. v.2, p. 134-140.

OKA, C. M. Mapas táteis são necessários? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCADORES DE DEFICIENTES VISUAIS, 9, 1999, Guarapari, ES. Anais... Guarapari: s.n., 1999. 1 CD-ROM.

LabTATE – LABORATÓRIO DE CARTOGRAFIA TÁTIL E ESCOLAR. Acervos de imagens e mapas. Florianópolis, 2008. Acessível em:< http://www.labtate.ufsc.br/ct_maquetes.html>. Acesso em: 15 de abril de 2008.

LOCH, R. E. N. Cartografia tátil: mapas para deficientes visuais. Portal da Cartografia, v.1, n. 1, 2008. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/index>. Acesso em: 15 abr. 2008.

MASINI, E.F.S. Integração ou desintegração: uma questão a ser pensada sobre a educação do deficiente visual. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). A integração de pessoas com deficiência: contribuições para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997. p. 32-38.

______. Cartografia: representação, comunicação e visualização de dados espaciais. Florianópolis: Editora da UFSC, 2ª ed. 2008. p.314.

NOGUEIRA, R. E. (Org.). Motivações hodiernas para ensinar geografia: representação do espaço para visuais e invisuais. Florianópolis: [s.n.], 2009. 250p.

SANDES, N. de C. S. Inclusão de crianças com deficiência visual na educação infantil. Dissertação (mestrado em Educação)- Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 2005.

SENA, C. C. R. G.; CARMO, W. R. Produção de mapas para portadores de deficiência visual da América Latina. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10, 2005. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2005. 1 CD-ROM.

VENTORINI, S. E. A experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual. 2007. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2007.

VASCONCELOS, R. Tactile Mapping Design and Visually Impaired User. In: Cartographic Design – Theoretical and pratical perspectives. Chichester: John Wiley & Sons, 1996.

Published
2017-03-16
Section
Articles