A tecnologia assistiva para promoção da aprendizagem e inclusão social do aluno com deficiência
Resumen
As redes de ensino público das cidades brasileiras, em sua maioria, não possuem condições satisfatórias
que permitam aos estudantes com algum tipo de deficiência ter acesso à educação. Essa situação é ainda
mais alarmante no caso dos alunos oriundos da parcela mais carente da população, embora existam políticas
públicas inclusivas. As redes de ensino públicas brasileiras carecem de ferramentas, metodologias e
infraestrutura física que garantam aos estudantes condições de acesso adequado ao ensino e às
possibilidades de inclusão. Pesquisas apontam ausência de recursos didáticos para apoio ao processo de
ensino e aprendizagem no contexto da educação inclusiva. Observou-se atividade de adaptação de objetos
pedagógicos específicos realizada de maneira artesanal nas escolas. Tal observação serviu de ponto de
partida para o desenvolvimento e a produção de recursos pedagógicos para a pessoa com deficiência. Ao
se preencher essa lacuna, busca-se contribuir como um polo de pesquisa, desenvolvimento e inovação em
tecnologia assistiva, garantindo-se a inclusão da pessoa com deficiência, nas linhas de mobilidade, esporte
e educação inclusiva. Nesse sentido, tem sido possível desenvolver tecnologias para pessoas com deficiência
visual e auditiva, abrindo a oportunidade de transferência de tecnologia para o setor privado com base na
Lei de Inovação para a promoção do desenvolvimento econômico e social. Neste artigo, destaca-se o projeto
do Mural Eletrônico Acessível com Braille Dinâmico como tecnologia de informação e comunicação para a
inclusão da pessoa com deficiência visual.
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