Validação de material em relevo para auxiliar o processo ensino-aprendizagem de diagramas na área computacional para alunos com deficiência visual
Resumen
As adaptações curriculares da Educação Especial contribuem para o desenvolvimento de tecnologias
assistivas, a fim de apoiar o processo de Educação Inclusiva. O sistema de ensino, em seus diferentes
níveis, deve ser capaz de fornecer aos alunos com deficiência visual ferramentas que lhes garantam
acesso ao currículo. Nosso trabalho é uma ramificação do projeto de extensão “Recursos, Adaptações e
Tecnologias Assistivas para Educandos com Necessidades Especiais”, desenvolvido pelo Núcleo de
Educação Especial e Inclusiva da UERJ, com a finalidade de construir e validar uma ferramenta para auxiliar
no processo ensino-aprendizagem do assunto Modelagem Conceitual de Dados para Alunos com
Deficiência Visual, com vistas a favorecer a aprendizagem desses sujeitos no campo da Ciência da
Computação. Foi realizada uma revisão bibliográfica, construindo-se e validando-se um modelo em relevo
por um aluno de computação deficiente visual. A pesquisa atingiu seu objetivo, pois o aluno conseguiu
identificar e descrever os elementos de um Diagrama Entidade Relacionamento.
Citas
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