Validation of material in relief to auxiliate the teaching-learning process of diagrams in the computational area for students with visual deficiency

  • Cristiano César dos Santos Andrade Universidade Federal Fluminense
  • Edicléia Mascarenhas Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Keywords: Special Education, Inclusive Education, Conceptual Modeling of Data, Visual Impairment, Computation

Abstract

The curriculum adaptations of Special Education contribute to the development of assistive technologies
and those to support the process of inclusive education. The education system, at different levels, must to
provide tools to ensure students with disabilities access to the curriculum. This research is a branch of the
Extension Project “Resources, Adaptations and Assistive Technologies for Pupils with Special Needs”,
developed by the Special and Inclusive Education Center of UERJ, with the purpose to construct and validate
an assistive technology to assist in the teaching and learning of conceptual modeling of data with visual
impairment in order to encourage the learning of these subjects in the field of Computer Science. A literature
review was made, was developed and validated a model in relief for visually impaired student of computing.
The survey reached its goal, once students was able to identify the elements of an Entity Relationship
Diagram and describe the diagram.

Author Biographies

Cristiano César dos Santos Andrade, Universidade Federal Fluminense

Aluno do curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Pesquisador do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados pela Faculdade de Belford Roxo e especialista em Análise de Projeto e Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio. Atualmente, é tutor presencial do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação da Universidade Federal Fluminense no polo (Cederj/UAB) de Belford Roxo e orientador pedagógico de aluno cego no mesmo curso. É sargento do Exército Brasileiro, servindo no Centro de Capacitação Física do Exército. Mestrando em Diversidade e Inclusão e pós-graduando em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, ambos pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Análise e Projeto de Sistemas e Desenvolvimento Web. Atualmente, trabalha com os seguintes temas: Adaptação de Materiais Didáticos, Educação Inclusiva, Educação Inclusiva no Ensino a Distância e Práticas Inclusivas no Ensino Superior.

 

Edicléia Mascarenhas Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Brasil. Professora convidada do curso de mestrado profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982), graduada em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio (1984), mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991) e doutora em Ciências na Área de Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2000). Atualmente, é professora colaboradora da Universidade Federal Fluminense, professor-adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e bolsista Cederj da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do RJ. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Educação Especial, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Adaptações Curriculares.

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Published
2017-02-23