Áudio-descrição na escola: uma proposta pedagógica inclusiva de acessibilidade cultural

  • Ana Beatriz L. de Moraes Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
  • Maria Cecilia Tavares Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
  • Ana Beatriz A. Lopes Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro

Resumen

Para que a pessoa com deficiência possa ter garantido seu direito de participar, como criador ou
espectador, de atividades culturais, é preciso que se criem mecanismos e estratégias que assegurem
suas condições de acessibilidade. No que se refere à inclusão cultural das pessoas com deficiência
visual, destacamos o recurso de áudio-descrição como ferramenta fundamental para a acessibilidade
cultural. A técnica consiste em uma descrição seleta e objetiva do que é relevante para a compreensão
da cena ou imagem. Diante da importância do recurso para a inclusão cultural e social dos alunos com
deficiência e considerando-o também um recurso pedagógico, o Centro de Referência em Educação
Especial – Instituto Municipal Helena Antipoff (IHA), órgão da Secretaria Municipal de Ensino da Cidade
do Rio de Janeiro, vem desenvolvendo estudos e pesquisas sobre o recurso de áudio-descrição para
alunos da rede municipal de ensino. Esses estudos são desenvolvidos na oficina de áudio-descrição
do referido Instituto, que representa um espaço de observação e experimentação da apreciação de
diversas obras artísticas, como cinema, teatro, espetáculos de dança e exposições. O presente artigo
tem por objetivo apresentar uma proposta pedagógica inclusiva de acessibilidade cultural através do
recurso de áudio-descrição aplicada aos alunos com e sem deficiência na oficina de áudio-descrição
do IHA. A elaboração e a aplicação de uma proposta pedagógica de áudio-descrição nos levaram a
concluir que os alunos se beneficiaram das obras artísticas oferecidas. Entendemos que é fundamental
o aluno usufruir da áudio-descrição o mais cedo possível, sendo a escola o espaço propício a essa
vivência, garantindo-lhe, desde o início de sua escolaridade, efetiva inclusão cultural.

Biografía del autor/a

Ana Beatriz L. de Moraes, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), professora de Educação Física e pesquisadora da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro/Centro de Referência em Educação Especial Instituto Municipal Helena Antipoff

Maria Cecilia Tavares, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro

Bacharel em Pedagogia pela UniverCidade, licenciada em Teatro pela Universidade Estácio de Sá, professora de Teatro e pesquisadora da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro/Centro de Referência em Educação Especial – Instituto Municipal Helena Antipoff. 

Ana Beatriz A. Lopes, Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro
Graduada em Arte, com especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música, professora de Música e pesquisadora da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro/Centro de Referência em Educação Especial – Instituto Municipal Helena Antipoff

Citas

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Publicado
2017-02-22