Uma perspectiva sobre a inclusão de cegos: considerações de uma professora de matemática

  • Luí Fellippe da Silva Bellicantta Mollossi
  • Tatiana Comiotto Menestrina Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Marnei Luiz Mandler Universidade da Região de Joinville
  • Laura Comiotto Menestrina Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumen

O objetivo deste artigo é relatar e analisar os desafios apresentados por uma professora de Matemática da
rede municipal de Joinville (SC) que tem, em sua sala de aula, um estudante cego. O presente trabalho é
fruto de uma entrevista semiestruturada ocorrida em agosto de 2013, e seus achados foram utilizados em
um trabalho de conclusão de curso no mesmo ano, por um acadêmico de licenciatura em Matemática da
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A entrevista retrata a forma como essa professora
percebia a inclusão de um discente cego em sua sala de aula, além de suas percepções e sentimentos
diante do desafio de ensinar Matemática a esse educando. Na entrevista, também são abordadas as
dificuldades enfrentadas pela professora, as metodologias de ensino por ela utilizadas e a forma como a
docente fora capacitada a trabalhar com educandos sem acuidade visual. Além disso, levantam-se questões
sobre a transformação de concepções profissionais e pessoais que a inclusão desse discente lhe
proporcionou.

Biografía del autor/a

Luí Fellippe da Silva Bellicantta Mollossi
Licenciado em Matemática, pós-graduado em Psicologia e Educação Espacial.
Tatiana Comiotto Menestrina, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professora titular da UDESC
Marnei Luiz Mandler, Universidade da Região de Joinville
Acadêmica de Psicologia pela UNIVILLE
Laura Comiotto Menestrina, Universidade do Estado de Santa Catarina
Professor assistente da UDESC
Publicado
2017-02-22