The multisensorial pedagogy in blind or low vision children

  • Bernardo Copello Alves Universidade do Estado do rio de Janeiro - UERJ
  • Beatriz Coelho Museu Itinerante Ciência Móvel da Fundação Oswaldo Cruz
  • Rayanne Maria Jesus da Costa Museu Espaço Ciência Viva
  • Sofia Castro Hallais
  • Angélica Ferreira Bêta Monteiro Instituto Benjamin Constant
  • Márcia de Souza Nascimento Fundação Oswaldo Cruz
  • Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Física
Keywords: Visual deficiency, Multisensory teaching, Imagination and language

Abstract

Based on concerns about the relationship between imagination, language and learning of the visually impaired student, we bring, in this work, reflections about the theme, based on physiological, psychological and social aspects. For this task a discussion was made about what is visual impairment, about learning mechanisms of visually impaired children, besides aproaching the importance of the multisensory didactics, of Soler, so that these students can have access to the contents in a clear and proper manner. In this context, an approach about synaesthesia in humans is made. Further, we discuss the cognitive processes of the visually impaired child, their imagination and their creative power through language and multisensoriality. This work does not intend to be conclusive regarding the imaginary of a visually impaired, but provocative, inviting the reader to reflections and dialogues about the theme refered.

Author Biographies

Bernardo Copello Alves, Universidade do Estado do rio de Janeiro - UERJ

Licenciado em Física pela Universidade do Estado do rio de Janeiro - UERJ;

Mestrando no Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz - IOC

Beatriz Coelho, Museu Itinerante Ciência Móvel da Fundação Oswaldo Cruz

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do rio de Janeiro - UFRJ

Mediadora no Museu Itinerante Ciência Móvel da Fundação Oswaldo Cruz.

 

Rayanne Maria Jesus da Costa, Museu Espaço Ciência Viva

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino em Biociências e Saúde - Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz - IOC

Sofia Castro Hallais

Possui Licenciatura e Bacharelado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2017). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física e Educação para deficientes visuais.

Angélica Ferreira Bêta Monteiro, Instituto Benjamin Constant

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF), doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz - IOC. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Benjamin Constant (IBC). Atualmente desenvolve pesquisas sobre os processos de ensino e aprendizagem de Ciências para alunos com deficiência visual.

Márcia de Souza Nascimento, Fundação Oswaldo Cruz

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz / Instituto Oswaldo Cruz - IOC. Professora do Ensino Fundamental da Prefeitura de Duque de Caxias, RJ.

Maria da Conceição de Almeida Barbosa Lima, Universidade do Estado do Rio de Janeiro / Instituto de Física

Prof. Colaboradora do IOC/Fiocruz no Programa de Pós Graduação em ensino de Biociências em Saúde.
Tesoureira da Associação Brasileira  de Pesquisa em Educação em Ciências

Bacharel em Física, formada pelo Instituto de Física Armando Dias Tavares, UERJ; mestre em Educação pela PUC-Rio em 1993 e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, em 2001. Atualmente é professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro atuando no Instituto de Física Armando Dias Tavares e pesquisa a relação entre a educação inclusiva de deficientes visuais e o ensino da Física na escola.

Published
2019-11-30