Olhares de licenciandos em Matemática após uma experiência com uma estudante cega de pedagogia e materiais didáticos para a inclusão

  • Salete Maria Chalub Bandeira Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Luana Silva dos Santos Universidade Federal do Acre - UFAC
Palavras-chave: Deficiência Visual., Formação Inicial., Ensino de Matemática., Cegos., Materiais Didáticos

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as percepções dos licenciandos em Matemática da Universidade Federal do Acre a respeito das vivências com materiais didáticos e com uma aluna cega de Pedagogia em aulas de duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Matemática. A pesquisa apresenta caminhos trilhados pela estudante cega, desde a sua integração na Educação Básica até a sua chegada ao Ensino Superior, principalmente com suas vivências com o uso de materiais didáticos adaptados para o ensino de Matemática. Discutimos com base na literatura pertinente sobre a temática de Materiais Didáticos para o Ensino de Estudantes Cegos e também apresentamos a construção de um material didático tátil para trabalhar os conceitos de classificação, ordenação, padrões e regularidades, antecessor e sucessor, inclusão numérica e o uso do sorobã para representação numérica e ensino de operações de adição e multiplicação. Tais materiais proporcionaram uma vivência com licenciandos matriculados no 6º e 8º períodos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Acre. A pesquisa possui caráter qualitativo, foi realizada com base em uma análise documental e os dados foram coletados por meio de atividades desenvolvidas pelos licenciandos, no âmbito de duas disciplinas do Curso. Como resultado, a pesquisa evidencia caminhos possíveis para uma Educação Matemática Inclusiva. No entanto, conforme relatos dos licenciandos, as vivências em sua formação com situações inclusivas ainda precisam ser mais discutidas na Licenciatura em Matemática, principalmente em vivências com o público da Educação Especial, para que, de fato, possamos fortalecer uma formação de professores na perspectiva inclusiva de estudantes com deficiência visual nas escolas.

Biografias dos Autores

Salete Maria Chalub Bandeira, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Luana Silva dos Santos, Universidade Federal do Acre - UFAC

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC)

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Publicado
2023-08-09