Modelagem analógica para o ensino de estequiometria química a estudantes com deficiência visual

o recurso didático do sanduíche estequiométrico

  • Alexandre da Silva Ferry Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Núbia Silva Schmidt Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Luciana Paula de Assis Secretaria de Educação de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG, Brasil
Palavras-chave: Modelos, Analogias, Modelagem Analógica, Ensino de Química, Recurso Didático Inclusivo

Resumo

Este trabalho tem por objetivo, por meio da elaboração de um recurso didático inclusivo fundamentado em modelagem analógica, promover estratégias de acessibilidade pedagógica a estudantes com deficiência visual no ensino de estequiometria química. Além de desafiador e complexo para a aprendizagem, esse é um dos tópicos de conteúdo da Química que mais envolve o emprego de analogias. Metodologicamente, elaboramos um modelo didático físico, manipulável, com relevo e texturas, fundamentado em uma analogia que compara uma situação hipotética de montagem de sanduíches envolvendo quantidades específicas de ingredientes às relações estequiométricas entre a quantidade de produtos formados a partir de reagentes em excesso e de um reagente limitante. Essa analogia foi analisada à luz da Teoria do Mapeamento Estrutural, e o modelo analógico, apresentado a um professor cego de Química em uma entrevista semiestruturada. O estudo revelou que o modelo analógico proposto é estruturalmente consistente, possui o devido foco sobre as relações estequiométricas pretendidas, é sistemático, envolve correspondência de alta similaridade semântica e é pragmaticamente adequado para o ensino de estequiometria, além de apresentar alto potencial para a mediação didática envolvendo estudantes com deficiência visual.

Biografias dos Autores

Alexandre da Silva Ferry, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) – Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Núbia Silva Schmidt, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

Luciana Paula de Assis, Secretaria de Educação de Minas Gerais – Belo Horizonte, MG, Brasil

Mestra em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG)

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Publicado
2023-01-26