Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual
relatos de experiência
Resumo
Em alguns momentos, alunos com deficiência visual podem apresentar déficits de aprendizagem em decorrência da falta de estímulos. Dessa maneira o fazer docente necessita estimular os sentidos remanescentes deles para que construam conceitos em torno dos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi relatar experiências no ensino de Ciências a alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental, em classe multisseriada em instituição sem fins lucrativos, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, o relato de experiência foi utilizado como meio de difundir as experiências docentes de três professoras em níveis de ensino diferentes para divulgar práticas positivas. Os relatos demonstram que é possível trabalhar conceitos de Ciências com alunos com deficiência visual de diferentes idades a partir do auxílio de recursos didáticos, que auxiliam os alunos a construírem conceitos e imagens mentais a partir de atividades lúdicas que estimulam seus sentidos. Espera-se, com este trabalho, que outros professores possam se apropriar de estratégias diversificadas no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual e incorporá-las em sala de aula.
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