Ensino de Ciências para alunos com deficiência visual

relatos de experiência

Palavras-chave: Educação Especial, Ensino de Ciências, Deficiência visual

Resumo

Em alguns momentos, alunos com deficiência visual podem apresentar déficits de aprendizagem em decorrência da falta de estímulos. Dessa maneira o fazer docente necessita estimular os sentidos remanescentes deles para que construam conceitos em torno dos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho foi relatar experiências no ensino de Ciências a alunos com deficiência visual no Ensino Fundamental, em classe multisseriada em instituição sem fins lucrativos, e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para tanto, o relato de experiência foi utilizado como meio de difundir as experiências docentes de três professoras em níveis de ensino diferentes para divulgar práticas positivas. Os relatos demonstram que é possível trabalhar conceitos de Ciências com alunos com deficiência visual de diferentes idades a partir do auxílio de recursos didáticos, que auxiliam os alunos a construírem conceitos e imagens mentais a partir de atividades lúdicas que estimulam seus sentidos. Espera-se, com este trabalho, que outros professores possam se apropriar de estratégias diversificadas no ensino de Ciências para alunos com deficiência visual e incorporá-las em sala de aula.

Biografias dos Autores

Josana Carla Gomes Silva, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP, Brasil

Mestra em Educação Especial pela UFSCar

Júlia Lins Benedito de Azevedo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP, Brasil

Graduanda em Educação Especial pela UFSCar

Valquíria Perassolo, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP, Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – São Carlos, SP, Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

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Publicado
2023-01-26