A inclusão de pessoas com deficiência visual na Educação Profissional

  • Denise Godoy Secretaria Municipal de Educação de Itajaí
  • Ana Paula Silva Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
  • Olivier Allain Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)
Palavras-chave: Inclusão, Deficiência Visual, Educação Profissional, Guia de Orientação à Docência

Resumo

O presente artigo é resultado da pesquisa desenvolvida no período de março de 2020 a dezembro de 2021 pelo Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnologia da Informação do Instituto Federal de Santa Catarina. O trabalho buscou identificar os procedimentos didáticos e instrucionais empregados em cursos de educação profissional do Instituto Federal de Santa Catarina, com o intuito de propor um guia destinado aos professores e às equipes de apoio pedagógico do IFSC, com orientações quanto aos procedimentos que favoreçam a inclusão no ensino de pessoas com deficiência visual. A partir de uma revisão de documentos que estabelecem as normativas e diretrizes para educação inclusiva e da análise dos recursos utilizados para o ensino e a aprendizagem das pessoas com deficiência visual, buscou-se compreender o processo histórico da inclusão das pessoas com deficiência visual e a inserção desses alunos nos cursos de formação profissional do IFSC. A pesquisa obteve a participação de 16 professores, 5 alunos com deficiência visual e 5 gestores. Empregou-se a análise de conteúdo como sugere Bardin (1977). Os resultados desta análise revelaram que o IFSC oferece condições para a inclusão dos alunos com deficiência visual, porém é necessário articular melhor suas ações principalmente nas atribuições dos gestores e na formação e comunicação entre os docentes. Os documentos analisados, Plano de permanência e êxito dos alunos do IFSC, Censo Escolar, indicam a necessidade de oferta de recursos adaptados, uso que o relato de alguns docentes, alunos e gestores não confirmou. Estes relatos também indicam a inadequação da infraestrutura, bem como a incompatibilidade no número de alunos e docentes para atender a demanda.

Biografias dos Autores

Denise Godoy, Secretaria Municipal de Educação de Itajaí

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Ana Paula Silva, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Mestra em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Olivier Allain, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

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Publicado
2022-09-29