As especificidades do ensino e da aprendizagem da leitura por meio do Sistema Braille na alfabetização de alunos cegos
Resumo
Considerando a importância da leitura na formação dos indivíduos nas sociedades letradas, o artigo apresenta e discute algumas das especificidades do processo de ensino e aprendizagem da leitura na alfabetização de alunos cegos por meio do Sistema Braille. Para tanto, a pesquisa fundamentou-se nas experiências pessoais da autora como professora alfabetizadora de alunos cegos em uma instituição especializada em deficiência visual, no Rio de Janeiro, nos anos de 2017, 2018 e 2019, com o objetivo de compreender quais elementos são fundamentais para que um aluno cego aprenda a ler fazendo uso do Sistema Braille. A análise das experiências foi desenvolvida na interlocução com autores que se dedicaram a pensar a alfabetização, a linguagem e a alfabetização de alunos cegos. O estudo aponta para a necessária ampliação do contato do aluno cego com a linguagem escrita e do domínio do hábito motor da leitura e da percepção e distinção dos caracteres em braille, além de indicar que características inerentes ao Sistema Braille e à cegueira podem levar o aluno cego a errar mais e precisar de mais tempo para aprender a ler.
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