A brincadeira de faz de conta e sua influência no processo de alfabetização de crianças cegas
Resumo
EEste artigo apresenta considerações de natureza histórico-cultural, basicamente assentadas em Vygotski,
quanto ao desenvolvimento da brincadeira de faz de conta e seus possíveis atravessamentos no processo de
alfabetização de crianças cegas. Toma-se por pressuposto a importância da brincadeira de faz de conta no
desenvolvimento das funções psicológicas da criança cega, abordando particularidades do desenvolvimento
psíquico dessas crianças, bem como a brincadeira de faz de conta e respectivas implicações na aquisição da
linguagem escrita e em seu processo de alfabetização. Conclui-se que o processo de alfabetização da criança
cega é potencializado nas brincadeiras de faz de conta, em face das operações envolvidas, levando ao
desenvolvimento da função simbólica – elemento primordial no aprendizado da leitura e da escrita. Observase, ainda, pouco investimento na brincadeira de faz de conta tanto nas práticas pedagógicas apresentadas à criança cega como nos estudos e pesquisas sobre as particularidades presentes na brincadeira de faz de conta e entroncamentos com o processo de alfabetização dessa criança.