Uma perspectiva sobre a inclusão de cegos: considerações de uma professora de matemática
Resumo
O objetivo deste artigo é relatar e analisar os desafios apresentados por uma professora de Matemática da
rede municipal de Joinville (SC) que tem, em sua sala de aula, um estudante cego. O presente trabalho é
fruto de uma entrevista semiestruturada ocorrida em agosto de 2013, e seus achados foram utilizados em
um trabalho de conclusão de curso no mesmo ano, por um acadêmico de licenciatura em Matemática da
Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). A entrevista retrata a forma como essa professora
percebia a inclusão de um discente cego em sua sala de aula, além de suas percepções e sentimentos
diante do desafio de ensinar Matemática a esse educando. Na entrevista, também são abordadas as
dificuldades enfrentadas pela professora, as metodologias de ensino por ela utilizadas e a forma como a
docente fora capacitada a trabalhar com educandos sem acuidade visual. Além disso, levantam-se questões
sobre a transformação de concepções profissionais e pessoais que a inclusão desse discente lhe
proporcionou.