NOVIDADES NA BENJAMIN CONSTANT
1) Chamada para publicação - DOSSIÊ TEMÁTICO "CULTURA VISUAL E DEFICIÊNCIA VISUAL"
A partir de sua próxima edição, a Benjamin Constant publicará dossiês temáticos. No primeiro deles, os editores convidam pesquisadores de diferentes áreas (Arte, Antropologia, Comunicação, Educação, Ensino, História, Museologia, Sociologia etc.) a contribuírem com artigos e relatos de experiência que tensionem – de maneira substancial – as relações entre Cultura Visual e deficiência visual, deficiência visual associada a outras deficiências e surdocegueira, em suas mais variadas dimensões e potencialidades.
O período de submissão de trabalhos vai de 15 de abril a 15 de julho de 2021, e a previsão de lançamento do dossiê é 15 de outubro de 2021.
Confira as regras e os procedimentos para submissão neste link.
2) Chamada para submissão de dossiês temáticos - SEJA UM EDITOR CONVIDADO DA BENJAMIN CONSTANT
A Comissão Editorial da Benjamin Constant está recebendo propostas de dossiê sobre temas relevantes ou emergentes na área de conhecimento interdisciplinar articulados às temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira. A chamada é aberta a pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e/ou pesquisa nacionais ou estrangeiras. Os proponentes atuarão como organizadores do dossiê (máximo de 2 pessoas), na condição de editores convidados da Benjamin Constant.
As propostas serão recebidas por meio do preenchimento do Formulário de Submissão de Dossiê Temático para a BC. O período de submissão vai de 15 de abril a 15 de julho de 2021, e a previsão de divulgação dos resultados é agosto de 2021.
Confira as regras e os procedimentos para submissão neste link.
3) Alteração no processo de submissão de trabalhos – MIGRAÇÃO PARA A PLATAFORMA OJS
A Benjamin Constant torna público que todo o processo de submissão e avaliação dos originais recebidos passa agora a ser realizado pelo site da revista, que utiliza o software Open Journal System (OJS). Recomendado pela CAPES, o processo editorial no OJS permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações.
Informamos a autores, leitores e avaliadores que o fluxo editorial pelo OJS está em fase de implantação e, portanto, pode apresentar instabilidades. Caso enfrente algum problema, inclusive de acessibilidade, entre em contato com os editores da revista: revistabenjaminconstant@ibc.gov.br.
4) Mudanças no processo de publicação – PERIODICIDADE E IDENTIFICAÇÃO DOS NÚMEROS
Seguindo uma tendência dos periódicos científicos na atualidade, a Benjamin Constant passa a adotar a PUBLICAÇÃO EM FLUXO CONTÍNUO. Nessa modalidade, os trabalhos são publicados à medida que são aceitos e diagramados, não havendo espera pela composição completa das edições. A publicação em fluxo contínuo tem como objetivo principal acelerar o processo de comunicação das pesquisas e assim contribuir para a sua disponibilidade para leituras e citações. Com isso, visa-se, também, atender os requisitos para indexação em grandes bases de dados e elevar a nossa classificação perante o Qualis.
As primeiras contribuições que farão parte do próximo número da BC serão publicadas no site da revista ainda em abril de 2021.
Além disso, com base nas principais revistas da área de Educação e de Ensino do país, a partir do nº 62 da BC, a Comissão Editorial adotará o modelo de identificação por volume e número. O volume de cada edição corresponde ao número sequencial do ano-calendário, contado a partir do ano de fundação da revista (ano 1995). O número da edição corresponde ao número sequencial da edição.
Portanto, o próximo número publicado será o v. 27, n. 62.
5) Atualização da equipe editorial e da política do periódico
Confira no site da Benjamin Constant, nas páginas “Sobre a Revista” e “Equipe Editorial” as atualizações realizadas.
Esperamos continuar contando com a ampla participação dos pesquisadores das temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira na Benjamin Constant – como autores, leitores e avaliadores.
Lembramos ainda que, além do dossiê temático, está aberta permanentemente a submissão geral de originais, nas temáticas da deficiência visual, da deficiência visual associada a outras deficiências e da surdocegueira. São aceitos artigos, ensaios e revisões de literatura, relatos de experiência e resenhas críticas, em português, inglês ou espanhol. As submissões são feitas exclusivamente por meio do site da Benjamin Constant.
DIVULGUEM E PARTICIPEM!
Comissão Editorial da Benjamin Constant