Formação docente na e para perspectiva inclusiva: visibilizando vozes de licenciandos em Educação Física com baixa visão
Resumo
A lei n. 13.409 é um marco legal importante no que tange à reserva de vagas para estudantes com deficiência nas instituições públicas de Ensino Superior pela primeira vez. Nesse sentido, este artigo emerge como um recorte de uma pesquisa longitudinal que busca acompanhar estudantes com necessidades específicas no curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Para isso, nos embasamos teoricamente em um conceito de inclusão amplo, processual, dialético e infindável. Entendemos que o histórico excludente ainda deixa marcas na formação e na ação docente; buscando contrapor essa trajetória histórica, nos embasamos em elaborações sobre a formação docente na e para perspectiva inclusiva. Esse conceito busca não apenas formar professores(as) para lidar com as diferenças em suas ações futuras, mas estes são considerados enquanto seres singulares ainda na graduação. Dentro desse contexto, o objetivo do presente artigo é apresentar reflexões sobre as situações inclusivas e excludentes na Educação Física escolar e na formação docente de estudantes com deficiência visual com matrícula ativa no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRJ. Para isso, utilizou-se como instrumento de coleta entrevistas semiestruturadas, com dois estudantes com baixa visão com matrícula ativa no curso. A partir da análise desses dados, discutimos sobre a identificação das singularidades, bem como as potencialidades e barreiras em relação à deficiência visual, situações inclusivas/excludentes na escola e também na formação docente. Dialogando com o referencial teórico, identificamos que as principais barreiras tanto no ambiente escolar quanto na universidade estão intrinsecamente ligadas à atuação dos(as) docentes que não observam singularmente cada estudante, associada a uma estrutura que não contempla as inúmeras formas de ser e estar no mundo.
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