Sequência didática interdisciplinar para alunos videntes e com baixa visão - uma proposta inclusiva

  • Monica de Lima Bastos Professora Docente II e Docente I de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
  • Valéria Cristina da Silva Corrêa Dias Professora Docente II da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Docente I da Fundação Municipal de Niterói
  • Maria Angélica Barbosa de Souza Professora Docente I de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí
Palavras-chave: Deficiência visual, Inclusão, Rotação por Estação, Ética

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) interdisciplinar, para ser aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, com estudantes videntes e com baixa visão. Tal objetivo se justifica devido à importância da acessibilidade durante as aulas para alunos com deficiência visual (DV), à interação entre os sujeitos e aos discursos produzidos durante as atividades sobre as temáticas estudadas, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante deste contexto, trazemos para a centralidade do nosso estudo a seguinte questão: como incluir os estudantes com baixa visão, que chegam às salas de aula de escola regular comum, nas atividades pedagógicas? O tema da SD será Ética nas Relações, e a proposta é que seja desenvolvida por meio da metodologia ativa de ensino, no modelo rotação por estações. Os recursos acessíveis deverão ser um jogo de tabuleiro, desenvolvido especialmente para essa aula, além de vídeo, texto e áudio. O trabalho terá embasamento na literatura de Zabala (1998), que versa acerca das sequências didáticas, de Gagliardo e Nobre (2001), que abordam a importância da estimulação precoce, de Cobo, Rodriguez e Bueno (2003), que explicam acerca da deficiência visual, de Moran (2003), que propõe as metodologias ativas, e de Vygotsky (2007), que traz a abordagem dos aspectos sociais e culturais nas aprendizagens e nas relações mediadas entre os sujeitos. Finalizaremos propondo o papel do professor, em conformidade com Nóvoa (2009; 2022), na implementação de aulas que sejam condizentes com as especificidades do estudante com baixa visão, possibilitando, consequentemente, o aprendizado de todos, a partir das interações sociais em sala de aula e dos diferentes discursos produzidos pelos alunos.

Biografias dos Autores

Monica de Lima Bastos, Professora Docente II e Docente I de Filosofia da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual – PPGE-IBC

Valéria Cristina da Silva Corrêa Dias, Professora Docente II da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Docente I da Fundação Municipal de Niterói

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual – PPGE-IBC

Maria Angélica Barbosa de Souza, Professora Docente I de Matemática da Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Temática da Deficiência Visual – PPGE-IBC

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Publicado
2024-08-28