Sequência didática interdisciplinar para alunos videntes e com baixa visão - uma proposta inclusiva
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática (SD) interdisciplinar, para ser aplicada em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio, com estudantes videntes e com baixa visão. Tal objetivo se justifica devido à importância da acessibilidade durante as aulas para alunos com deficiência visual (DV), à interação entre os sujeitos e aos discursos produzidos durante as atividades sobre as temáticas estudadas, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante deste contexto, trazemos para a centralidade do nosso estudo a seguinte questão: como incluir os estudantes com baixa visão, que chegam às salas de aula de escola regular comum, nas atividades pedagógicas? O tema da SD será Ética nas Relações, e a proposta é que seja desenvolvida por meio da metodologia ativa de ensino, no modelo rotação por estações. Os recursos acessíveis deverão ser um jogo de tabuleiro, desenvolvido especialmente para essa aula, além de vídeo, texto e áudio. O trabalho terá embasamento na literatura de Zabala (1998), que versa acerca das sequências didáticas, de Gagliardo e Nobre (2001), que abordam a importância da estimulação precoce, de Cobo, Rodriguez e Bueno (2003), que explicam acerca da deficiência visual, de Moran (2003), que propõe as metodologias ativas, e de Vygotsky (2007), que traz a abordagem dos aspectos sociais e culturais nas aprendizagens e nas relações mediadas entre os sujeitos. Finalizaremos propondo o papel do professor, em conformidade com Nóvoa (2009; 2022), na implementação de aulas que sejam condizentes com as especificidades do estudante com baixa visão, possibilitando, consequentemente, o aprendizado de todos, a partir das interações sociais em sala de aula e dos diferentes discursos produzidos pelos alunos.
Referências
ASSUNÇÃO, Candice Aparecida Rodrigues. Inclusão e ideologias no contexto da globalização: uma investigação à luz da Análise de Discurso Crítica. 2016. 328 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, ano 126, n. 191-A, p. 1-32, 5 out. 1988.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 05 jun. 2023.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação. Brasília: MEC: SEESP, 2008.
BERSCH, Rita. Introdução à Tecnologia Assistiva. Porto Alegre: Assistiva – Tecnologia e Educação, 2017.
COBO, Ana Delgado; RODRIGUEZ, Manoel Gutiérrez; BUENO, Salvador Toro. Aprendizagem e Deficiência Visual. In: MARTIN, Manoel Bueno; BUENO, Salvador TORO (coord.). Deficiência Visual: aspectos psicoevolutivos e educativos. São Paulo: Santos, 2003. p. 129-144.
GAGLIARDO, Heloísa G. R. Gardon; NOBRE, Maria Inês. R. S. Intervenção precoce na criança com baixa visão. Revista Neurociências, [São Paulo], v. 9, n. 1, p. 16-19, 2001.
GOULART, Cecília Maria Aldigueri. Alfabetização em perspectiva discursiva. A realidade discursiva da sala de aula como eixo do processo de ensino-aprendizagem da escrita. Revista Brasileira de Alfabetização, Belo Horizonte, v.1, n.9, p. 60-78, jan./jun. 2019.
MORAN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, Ofélia Elisa Torres (org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa, PR: Foca Foto-Proex: UEPG, 2015. (Coleção Mídias Contemporâneas, v. 2). p. 15-33.
NÓVOA, António. Escolas e professores – proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
NÓVOA, António. Professores: Imagens do Futuro Presente. Lisboa: Educa, 2009.
O CHOPE e a ética. [S. l.: s. n.], 2020. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal do Cortella. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SOY2BIapESA. Acesso em: 30 nov. 2023.
ONU NEWS. Nações Unidas. Em primeiro relatório global sobre a cegueira, OMS diz que o mundo poderia evitar metade dos casos. In: ONU NEWS. ONU News – Perspectiva Global Reportagens Humanas. [S. l.], 08 out. 2019. Disponível em: https://news. un.org/pt/story/2019/10/1690122. Acesso em: 23 jul. 2023.
SÁ, Elizabet Dias de; CAMPOS, Izilda Maria de; SILVA, Myrian Beatriz Campolina. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Brasília, SEESP: MEC, 2007.
SILVA, Regiane Aparecida da; FELÍCIO, Cinthia Maria. Rotação por Estações: uma proposta didática para formação integral na Educação de Jovens e Adultos. Morrinhos, GO: IF Goiano, 2020.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Organizadores: Michael Cole et al. Tradução: José Cipolla Neto; Luís Silveira Menna Barreto; Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.