Os registros de representação semiótica e o desenho universal para a aprendizagem

Uma aproximação possível para a aprendizagem de estudantes cegos

  • Daiana Zanelato dos Anjos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Clélia Maria Ignatius Nogueira Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste https://orcid.org/0000-0003-0200-2061
Palavras-chave: Objetos de Conhecimento, Deficiência Visual, Aprendizagem em Matemática, Representação

Resumo

O presente texto visa, além de aproximar duas teorias, trazer para o âmbito da Teoria dos Registros de Representação Semiótica aspectos relacionados às necessidades educacionais específicas dos estudantes com o preconizado pelo Desenho Universal de Aprendizagem (DUA). A Teoria dos Registros de Representação Semiótica do francês Raymond Duval traz como ponto central a necessidade de representar os objetos de conhecimento a fim de que o estudante possa acessá-los. No Desenho Universal para a Aprendizagem apresentam-se princípios que são pensados no intuito de lançarem caminhos possíveis para práticas inclusivas. Em trabalhos anteriores, de 2015 a 2019, Anjos fez uso das lentes de Duval para pensar o acesso semiocognitivo de estudantes cegos a objetos de conhecimento em Matemática. Com algumas respostas e muitas perguntas, procurou-se conhecer o DUA e, na aproximação possível das duas teorias, buscou-se compreender um pouco mais sobre os caminhos para a inclusão efetiva. Além disso, fez-se uma revisão de literatura que teve como intuito encontrar trabalhos sobre a deficiência visual nos quais são utilizados princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem, ou mesmo em relação a outras deficiências, dentro de estudos do campo da Educação Matemática. Como resultados possíveis, percebeu-se que o princípio da representação do Desenho Universal para a Aprendizagem é o elo entre as duas teorias. Conjecturamos como possível a aproximação entre ambas e a necessidade de pesquisas futuras para que possamos realizar a comprovação de tal hipótese. Por fim, ainda indagamos: como representar objetos de conhecimento pode favorecer a construção de práticas inclusivas efetivas?

Biografias dos Autores

Daiana Zanelato dos Anjos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Clélia Maria Ignatius Nogueira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Referências

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Publicado
2023-08-09