Uma revisão sistemática da literatura internacional
Gráficos estatísticos e estudantes cegos
Resumo
Este artigo busca analisar, na perspectiva do Letramento Estatístico, artigos publicados em inglês, no período de 2015 a 2022, sobre o acesso a gráficos estatísticos para estudantes/pessoas cegas. Leva-se em conta que a familiaridade com dados apresentados por meio de textos (escritos ou orais) e por representações gráficas ou tabulares constitui uma das importantes questões do conhecimento estatístico e é parte de habilidades de Letramento Estatístico requeridas pelos cidadãos conforme modelo de Iddo Gal. A pesquisa é parte do desenvolvimento de um estudo de doutorado que considerou realizar uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) a partir da planificação de um protocolo que guiou buscas de dados no portal de periódico da Capes publicados em inglês. Identificamos 178 artigos, mas apenas 8 foram incluídos para análise e discussão por atenderem aos critérios previamente definidos no protocolo de busca. Os estudos envolveram estudantes, professores e pessoas com deficiência visual para o acesso a informações representadas por gráficos em meio computacional. Os trabalhos com estudantes focaram avaliações do desempenho deles em atividades voltadas para a leitura de gráficos. Com os professores, os artigos consideraram a fala e a descrição dos docentes sobre formas de apresentação de gráficos para alunos com deficiência visual, além de aspectos da utilização de recursos táteis no processo de ensino. Os estudos envolvendo o ambiente computacional atribuem importância à participação do usuário na validação e contribuição para o desenvolvimento de acessibilidade tecnológica. O resultado da RSL, de uma maneira geral, mostrou que os estudos priorizam os elementos de conhecimento; no entanto, alguns também consideram os elementos de disposição, sendo possível, portanto, estabelecer conexões com aspectos do Letramento Estatístico.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum. Brasília, DF: MEC, 2018.
DE-LA-TORRE-UGARTE-GUANILO, Mônica Cecília; TAKAHASHI, Renata Ferreira; BERTOLOZZI, Maria Rita. Systematic review: general notions. Revista da escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 45, n. 5, p. 1260-1266, 2011.
GAL, Iddo. Adults’ Statistical Literacy: meanings, components, responsibilities. International Statistical Review, Netherlands, v. 70, n. 1, p. 1-51, 2002.
HAHN, Michael E.; MUELLER, Corrine M.; GORLEWICZ, Jenna L. The comprehension of STEM Graphics via a multisensory tablet electronic device by students with visual impairments. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s. l.], v. 113, n. 5, p. 404-418, 2019.
JUNG, Crescentia et al. Communicating Visualizations without visuals: investigation of visualization alternative text for people with visual impairments. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 1-11, jan. 2022.
ROSENBLUM, L. Penny; CHENG, Li; BEAL, Carole R. Teachers of students with visual impairments share experiences and advice for supporting students in understanding graphics. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s. l.], v. 112, n. 5, p. 475-487, sep./oct. 2018.
ROSENBLUM, L. Penny et al. Teachers’ descriptions of mathematics graphics for students with visual impairments: a preliminary investigation. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s. l.], v. 114, n. 3, p. 231-236, 2020.
ROSENBLUM, L. Penny; HERZBERG, Tina S. Braille and Tactile Graphics: youths with visual impairments share their experiences. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s. l.], v. 109, n. 3, p. 173-184, may/jun. 2015.
SILVA, Mayra Darly da; CARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de. Educação Estatística para estudantes cegos: uma Revisão Sistemática da Literatura. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, São Cristóvão, SE, 2023. No prelo.
WATANABE, Tetsuya et al. Development of Tactile Graph Generation web application using R Statistics Software environment. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, [s. l.], v. E99-D, n. 8, p. 2151-2160, aug. 2016.
ZEBEHAZY, Kim T.; WILTON, Adam P. Graphic Reading Performance of students with visual impairments and its implication for instruction and assessment. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s. l.], v. 115, n. 3, p. 215-227, 2021.
ZEBEHAZY, Kim T.; WILTON, Adam P.; VELUGU, Bhagyalaxmi. Graphics out loud: perceptions and strategic actions of students with visual impairments when engaging with graphics. Journal of Visual Impairment & Blindness, [s. l.], v. 116, n. 2, p. 183-193, 2022.