Oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela mãe vidente em interação com sua criança cega durante a alimentação
Resumo
Dentre as diversas situações da vida humana que se constituem nas interações sociais, aquelas entre a mãe vidente e seu filho com deficiência visual destacam-se pela importância para o desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi caracterizar as classes de interação mãe vidente-criança cega definidas/nomeadas como “Ganho” ou “Perda" de oportunidades de ensino pela mãe para seu filho com deficiência visual no contexto de alimentação da criança. Participaram uma mãe vidente e seu filho com cegueira congênita. As interações mãe vidente-criança cega foram vídeo-gravadas pela mãe, durante a alimentação da criança, na residência da díade. Para análise dos desempenhos da interação mãe vidente-criança cega foram empregados protocolos de tratamento e análise de dados destinados às crianças com e sem deficiência visual. Em relação aos comportamentos da mãe, os resultados indicaram maior número de ocorrências de oportunidades de ganho, sinalizando o aproveitamento pela mãe das possibilidades de promover o desenvolvimento da criança. Em relação ao desempenho da díade, houve maior número de ocorrências de perda. Este último resultado requer análises adicionais e a discussão sobre a elaboração de instrumento de análise apropriados ao exame das condições de desenvolvimento da população de crianças com deficiência visual.
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