Oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela mãe vidente em interação com sua criança cega durante a alimentação

  • Milena Gandolfine Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Alessandra Corne Canosa Espectro Núcleo de Psicopedagogia
  • Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Resumen

Dentre as diversas situações da vida humana que se constituem nas interações sociais, aquelas entre a mãe vidente e seu filho com deficiência visual destacam-se pela importância para o desenvolvimento da criança. O objetivo deste estudo foi caracterizar as classes de interação mãe vidente-criança cega definidas/nomeadas como “Ganho” ou “Perda" de oportunidades de ensino pela mãe para seu filho com deficiência visual no contexto de alimentação da criança. Participaram uma mãe vidente e seu filho com cegueira congênita. As interações mãe vidente-criança cega foram vídeo-gravadas pela mãe, durante a alimentação da criança, na residência da díade. Para análise dos desempenhos da interação mãe vidente-criança cega foram empregados protocolos de tratamento e análise de dados destinados às crianças com e sem deficiência visual. Em relação aos comportamentos da mãe, os resultados indicaram maior número de ocorrências de oportunidades de ganho, sinalizando o aproveitamento pela mãe das possibilidades de promover o desenvolvimento da criança. Em relação ao desempenho da díade, houve maior número de ocorrências de perda. Este último resultado requer análises adicionais e a discussão sobre a elaboração de instrumento de análise apropriados ao exame das condições de desenvolvimento da população de crianças com deficiência visual.

Biografía del autor/a

Milena Gandolfine, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestranda em Educação Especial pela UFSCar

Alessandra Corne Canosa, Espectro Núcleo de Psicopedagogia

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Maria Stella Coutinho de Alcantara Gil, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado
2022-01-10