A descrição do sistema digestório humano para pessoas cegas por meio de acessibilidade tátil e em áudio
Resumo
O sistema digestório humano é um tema abordado na disciplina de Ciências e Biologia e oferecida obrigatoriamente na Educação Básica, promovendo aos alunos uma grande diversidade de conhecimentos, dentre eles os mecanismos de absorção dos nutrientes e sua relação com a saúde. Esta pesquisa, classificada como pesquisa participante (GIL, 2008), tem como objetivo mostrar a produção de um material acessível para alunos cegos, a partir de um protótipo do sistema digestório, com a sua descrição e fisiologia em partes e integralmente, com legenda em braille e em áudio. A fundamentação teórica principal contou com estudiosos preocupados com a temática da cegueira e da didática para alunos cegos como os autores Numberg (2008), Le Bouch (2001), Castro (2008), Bruno e Mota (2001), além de aspectos legais em vigor, como a Lei Brasileira de Inclusão de nº 13.146 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96. O produto sistema digestório e recursos de áudio elaborado foi desenvolvido e apresentado em uma instituição constituída por pessoas cegas, professora e diretora que tiveram contato com material para avaliação quanto à adequação e funcionalidade, sendo considerado adequado para a utilização como recurso de ensino-aprendizagem para pessoas cegas. Na trajetória de ensino foi verificado que existem poucos recursos disponíveis para que o processo de inclusão acontecesse tal fato impulsionou o desenvolvimento desta. A pesquisa destaca a importância de estudos e produções que contemplem as necessidades educacionais e sociais de pessoas cegas e com baixa visão, para o alcance de sua autonomia e cidadania.
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