O estudante com deficiência visual no Ensino Superior e a aprendizagem ativa: uma questão de acessibilidade
Resumo
O crescente ingresso de alunos com deficiência nas universidades torna necessário um aprofundamento na reflexão sobre a Educação Inclusiva, de modo a nos dedicarmos às questões da deficiência como uma temática emergente. Este artigo tem por objetivo descrever algumas orientações práticas para os processos de ensino com estudantes cegos nas universidades, considerando os pressupostos que orientam a Aprendizagem Ativa, a partir das pesquisas de uma das autoras, estudante com deficiência visual que participa do processo formativo do programa de Pós-graduação de uma universidade no Vale do Paraíba Paulista. Apresenta-se o percurso da legislação que garantiu a educação dos cegos no cenário brasileiro, analisando-se as formas pelas quais essas pessoas consomem informação e identificando algumas
estratégias que podem ser empreendidas nas universidades, por gestores e professores, para a superação dos obstáculos.
à inclusão de cegos. Os resultados demonstram que informações e orientações devem ser implementadas nas
universidades, a fim de disponibilizar apoio indispensável para o pleno aproveitamento dos estudos pelos estudantes
com deficiência visual.