Estudo profissiográfico: o encaminhamento do deficiente visual ao mercado de trabalho
Resumo
Este estudo faz um levantamento de um conjunto de diversas profissões que podem ser exercidas pelas pessoas cegas e de visão subnormal, especificando pré-requisitos e atribuições das mesmas, visando auxiliar no encaminhamento profissional do portador de deficiência visual ao mercado de trabalho; faz menção aos atuais recursos ópticos e técnicos que podem ser utilizados na facilitação do desempenho funcional do deficiente visual; obedece a objetivos específicos e princípios metodológicos e apresenta sugestões e recomendações para viabilização das propostas encaminhadas no estudo.
Referências
BORGES, A. Projeto DOSVOX. Apostila não publicada.
BARRAGA, N. C. Programa para Desenvolver a Eficiência no Funcionamento Visual. São Paulo: Fundação para o Livro do Cego no Brasil, 1985.
CAMARGO, M.S. Telemarketing Integrado: Planejamento, Gerência e Operação. Revista Marketing, 1988.
CARVALHO, K.M.M. , GASPARETO, M.E.R.F. e VENTURINI, N.H.B. Visão Subnormal: Orientação ao Professor do Ensino Regular. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.
CORDE. Oportunidades de Trabalho para Portadores de Deficiência: um guia para as organizações de trabalhadores. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO. Regimento Interno do Instituto Benjamin Constant. Brasília: l6/03/94.
GRUPISA. Manual de Descrição de Cargos. Rio de Janeiro.
INSTITUTO NACIONAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL/MPAS. Normas de Reabilitação Profissional. Brasília: Secretaria de Bem-Estar, l987.