Como formar professores para uma educação inclusiva?
Resumo
O trabalho propõe uma reflexão sobre a necessidade de revisão das matrizes curriculares dos cursos de formação de professores que, centradas na reprodução de valores e práticas, inibem os futuros professores de refletirem sobre a importância de uma educação para a transformação, para a emancipação do sujeito e, também, que este espaço de aprendizagem oportunize situações que possibilitem a estes futuros professores o entendimento de que o grande desafio da escola inclusiva é buscar respostas educativas que atendam aos interesses e necessidades de todos os alunos, objetivando uma escola de qualidade para todos.
Referências
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação .Rio de Janeiro: Paz e Terra,
BRASIL. Constituição Federal (1988). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1995.
_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC,1996.
_______.Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a Formação de
Professores. Brasília: SEF, 1999.
BUENO, José Geraldo Silveira. Crianças com Necessidades Educativas
Especiais, Política Educacional e a Formação de Professores: Generalistas ou
Especialistas? In: Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba:
UNIMEP,1999.v.3,nº5.
CARVALHO, Rosita Edler. Uma promessa de futuro: aprendizagem para
todos e por toda vida. Porto Alegre: Mediação,2002.
CORRÊA, Vera Maria de Almeida. A formação político-pedagógica do
professor: desafios da escola básica. In: Revista de Tecnologia Educacional. Rio
de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.v.22 (125)
jul/ago1995.
DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Brasília: UNESCO, 2000.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 2.ed. São Paulo: Cortez,1995.
FREITAG, Bárbara. Política Educacional e Indústria Cultural. São Paulo:
Cortez, 1987.
GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Rumo a uma pedagogia
crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
KRAMMER, Sonia. A Formação do professor como leitor e construção do
saber. Conhecimento educacional e formação para os professores. Campinas:
Papirus, 1996.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar de deficientes mentais: que
formação para os professores? In: A integração de pessoas com deficiência.
Contribuições para uma Reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997.
MATOS, Junot Cornélio. Nós não temos medo (pensando a formação de
professores). In: Revista de Educação. São Paulo: AEC,1998. nº 8.