Como formar professores para uma educação inclusiva?

  • Vera Lúcia Flôr Sénéchal de Goffredo Universidade Estácio de Sá

Resumen

O trabalho propõe uma reflexão sobre a necessidade de revisão das matrizes curriculares dos cursos de formação de professores que, centradas na reprodução de valores e práticas, inibem os futuros professores de refletirem sobre a importância de uma educação para a transformação, para a emancipação do sujeito e, também, que este espaço de aprendizagem oportunize situações que possibilitem a estes futuros professores o entendimento de que o grande desafio da escola inclusiva é buscar respostas educativas que atendam aos interesses e necessidades de todos os alunos, objetivando uma escola de qualidade para todos.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia Flôr Sénéchal de Goffredo, Universidade Estácio de Sá

Vera Lúcia Flôr Sénéchal de Goffredo é Mestre em Educação, área de concentração: Educação Especial e Professora Assistente da  universidade Estácio de Sá - RJ.

Citas

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação .Rio de Janeiro: Paz e Terra,

BRASIL. Constituição Federal (1988). Rio de Janeiro: Lumen Juris, 1995.

_______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC,1996.

_______.Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais para a Formação de

Professores. Brasília: SEF, 1999.

BUENO, José Geraldo Silveira. Crianças com Necessidades Educativas

Especiais, Política Educacional e a Formação de Professores: Generalistas ou

Especialistas? In: Revista Brasileira de Educação Especial. Piracicaba:

UNIMEP,1999.v.3,nº5.

CARVALHO, Rosita Edler. Uma promessa de futuro: aprendizagem para

todos e por toda vida. Porto Alegre: Mediação,2002.

CORRÊA, Vera Maria de Almeida. A formação político-pedagógica do

professor: desafios da escola básica. In: Revista de Tecnologia Educacional. Rio

de Janeiro: Associação Brasileira de Tecnologia Educacional.v.22 (125)

jul/ago1995.

DELORS, J. Educação um tesouro a descobrir. Brasília: UNESCO, 2000.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 2.ed. São Paulo: Cortez,1995.

FREITAG, Bárbara. Política Educacional e Indústria Cultural. São Paulo:

Cortez, 1987.

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais. Rumo a uma pedagogia

crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

KRAMMER, Sonia. A Formação do professor como leitor e construção do

saber. Conhecimento educacional e formação para os professores. Campinas:

Papirus, 1996.

MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar de deficientes mentais: que

formação para os professores? In: A integração de pessoas com deficiência.

Contribuições para uma Reflexão sobre o tema. São Paulo: Memnon, 1997.

MATOS, Junot Cornélio. Nós não temos medo (pensando a formação de

professores). In: Revista de Educação. São Paulo: AEC,1998. nº 8.

Publicado
2017-03-24
Sección
Artículos