Inclusão do aluno com baixa visão: colaboração entre o educador especial e o professor da sala comum

  • Débora Lucila Carlos Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Carla Ariela Rios Vilarongoa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Silvana Tonon Escola Estadual Pfor. Orlando Perez

Resumo

 

 

 O presente artigo tem por objetivo mostrar as adaptações curriculares realizadas pela bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Educação Especial, durante o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2012, em uma sala de aula do Ensino Fundamental de uma escola estadual do município de São Carlos/SP. Do plano de trabalho previsto para os bolsistas desse programa, dois objetivos nortearam as ações aqui relatadas: levantar as principais dificuldades da instituição a respeito dos alunos incluídos; elaborar, juntamente com os professores, adaptações curriculares, confeccionar materiais pedagógicos adaptados à realidade do aluno e fazer possíveis orientações. A produção de materiais e as adaptações realizadas facilitaram o ensino e a aprendizagem da aluna, auxiliando que ela participasse integralmente da comunidade escolar. Em relação à formação da bolsista do Pibid Educação Especial, o trabalho colaborativo permitiu o trabalho conjunto com o professor da sala regular, assim como a construção com bolsistas de outras áreas.

Biografias dos Autores

Débora Lucila Carlos, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Discente de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, licencianda Pibid-UFSCar. 

Carla Ariela Rios Vilarongoa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda, pedagoga do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos/UFSCar, orientadora Pibid-UFSCar.

Silvana Tonon, Escola Estadual Pfor. Orlando Perez

Coordenadora do Ensino Fundamental da Escola Estadual Prof. Orlando Perez, supervisora Pibid-UFSCar.

 

Referências

ARGUELES, Maria E.; HUGHES, Marie T.; SCHUMM, Jeanne S. Co-teaching: a different aproach to inclusion. Principal (Reston, Va.), v. 79, n. 448, 50-1, Mr. 2000.

BEYER, H. O. A. Educação inclusiva: incompletudes escolares e perspectiva de ação. Cadernos de Educação Especial, Santa Maria, n. 22, 2003. Disponível em: <http://www.ufsm.br/ce/revista/ceesp/2003/02/a3.htm>. Acesso em: 21 ago. 2012.

BRASIL. Lei no 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996.

______. Parecer CNE/CEB de 17 de agosto 2001 sobre diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB017_2001.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2012.

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, M. A. Os recursos didáticos na Educação Especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro, n. 15, p. 15-20, dez. 2000.

FRIEND, M.; HURLEY-CHAMBERLAIN, D. Is co-teaching effective?. CEC Today. Retrieved, 10 jan. 2007.

LEITÃO, F. R. Aprendizagem cooperativa e inclusão. Mira-Sintra, edição do autor, 2006.

MIN, S. Y.; SAMPAIO, M. W.; HADDAD , M. A. O. Baixa visão: conhecendo mais para ajudar melhor. São Paulo: Laramara, 2001.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Projeto Escola Viva: adaptações curriculares de pequeno e grande porte. Garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola — alunos com necessidades educacionais especiais. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2000.

MOREIRA, A. F. B. Currículo, cultura e formação de professores. Educar, Curitiba, n. 17, p. 39-52, 2001.

PIBID/UFSCar. Espaço de formação compartilhada entre professores da Educação Básica, EJA e licenciandos. Projeto Institucional, versões 2010 e 2011.

PROJETO Político-pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, dez. 2011.

VENTORINI, S. E. A experiência como fator determinante na representação espacial do deficiente visual. Dissertação (Mestrado em Geografia) — Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2007. 64 f.

VILARONGA, C. A. R.; MENDES, E. G. Ensino colaborativo (coensino) para o apoio à inclusão escolar. São Carlos: Programa de Pós-graduação em Educação Especial, 2012. 74 p.

Publicado
2017-03-08
Seção
Artigos Livres